Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
27º
TOCANTINS

Brigadistas contratados pelo Estado iniciam trabalho para combater incêndios

17 junho 2022 - 15h23Por G1 Tocantins

Brigadistas florestais contratados pelo governo estadual começam a trabalhar no combate a queimadas nesta quinta-feira (16). São 80 homens distribuídos em Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Dianópolis, Colinas, Araguaína e Araguatins.

O Tocantins historicamente registra altos números de queimada todos os anos. Em 2022 foram contabilizadas, até esta quinta-feira (16), 1.938 queimada pelos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número é 26% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram 1.528 focos.

Os brigadistas contratados vão combater queimadas ilegais e incêndios florestais. Cada uma das oito unidades operacionais do Corpo de Bombeiros do Tocantins vai ter uma quantidade para o auxílio nas ações.

A contratação destes brigadistas ocorreu por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), que repassou R$ 1,3 milhão aos Bombeiros e Defesa Civil estadual, para a seleção e treinamento. O recurso é do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.

Todos os 80 brigadistas receberam treinamento sobre as formas de combate aos incêndios florestais, estratégias, tipos de equipamentos e a forma de uso de cada um, bem como de primeiros socorros. Os brigadistas ficarão à disposição para combater os incêndios e vão atuar junto com os militares do Corpo de Bombeiros.