Palmas
29º
Araguaína
33º
Gurupi
28º
Porto Nacional
28º
EM BRASÍLIA

Cadetes do Curso de Formação de Oficiais do CBMTO recebem Espadim

16 julho 2022 - 11h44

Os cinco aprovados em concurso público para Cadetes a Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, e que participam do Curso de Formação de Oficiais (CFO), no Distrito Federal, encerraram na manhã desta sexta-feira, 15, a primeira etapa da formação. Desta forma, com o fim do semestre e a aprovação, eles receberam o Espadim, numa cerimônia com honras militares e que também é o início de uma nova etapa.

A Cerimônia do Espadim desta sexta-feira é a da turma 43, da Academia de Bombeiros Militares do DF. Foram contemplados os Cadetes Kalleb Luan Andrade, João Paulo Tavares Costa, Fabrício Cordeiro Borges, Antônio Marcos de Sousa e Mariana de Araújo Lage.

Os registros relacionados ao Espadim datam da época do Czar Alexandre III, que no comando do Exército Russo teria solicitado que pequenas espadas em aço fossem feitas, em comemoração à vitória em campanha militar em Varna, a Bulgária atual.

Desde então, o ato marca o fim de uma fase de preparação dos Cadetes, que recebem uma espada pequena como símbolo da carreira sendo forjada.

A cerimônia em Brasília contou com a presença do tenente-coronel Guimarães Filho, comandante de Gestão de Pessoas, do major Nilton Rodrigues dos Santos, diretor de Ensino e Pesquisa da corporação tocantinense, ambos do CBMTO.