Palmas
24º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
ACOLHIMENTO

Casa de Apoio do Governo do Tocantins realizou mais de 20 mil atendimentos em 2023

18 janeiro 2024 - 17h13

O senhor Nereu Soares da Silva mora a cerca de 450 km de Palmas, capital do Tocantins, no município de Taguatinga. A viagem de uma cidade até a outra demora aproximadamente 6 horas de carro. “Vim para um tratamento oncológico no Hospital Geral de Palmas (HGP) e lá fui encaminhado para Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani, para continuar o tratamento”, conta ele.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Criada com a finalidade de hospedar pacientes, que como o senhor Nereu, vêm do interior do Tocantins ou até de outros estados, a Casa de Apoio Vera Lúcia Pagani atende a pacientes que estão em tratamento nos hospitais públicos estaduais de Palmas, e também seus acompanhantes.

A instituição é gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), e somente de janeiro a dezembro de 2023, a instituição realizou 20.070 atendimentos.

“A Casa de Apoio é muito importante para nós que precisamos ficar por um tempo para o tratamento da saúde e não temos condições de ficar em hotel. Aqui a gente tem tudo o que necessita”, afirma Nereu Soares.

Os acompanhantes e pacientes, em tratamento, hospedados na Casa de Apoio são encaminhados ao local por uma equipe de assistentes sociais dos hospitais.

Outros dois hóspedes, que estão sendo beneficiados com os serviços da Casa de Apoio, nesse mês de janeiro, são a acompanhante Luzia Ferreira Lima e o paciente Eurico Rodrigues Lima, que moram em Dois Irmãos, a cerca de 190 km de Palmas.

“Nós nos sentimos acolhidos aqui na Casa de Apoio. Fomos muito bem recebidos, por toda a equipe, e isso é muito importante”, afirmou a acompanhante Luzia Ferreira, acrescentando que “é mais que um ponto de apoio, é uma casa. Vai além de um local para dormir, aqui temos todas as refeições nos horários certos e até como lavar nossas roupas”.      

Para o secretário da Setas, Jonis Calaça, a Casa de Apoio é um importantíssimo serviço prestado pelo Governo do Tocantins à população tocantinense, mas esse benefício se estende a todas as pessoas que não moram na capital e que estão fazendo tratamento de saúde em Palmas. “O Governo do Estado é muito sensível às causas sociais e está atento para fornecer todo o suporte às famílias tocantinenses, além de outras, que necessitem de apoio, garantindo a realização desse relevante trabalho social”, ressalta.

Atendimento

“O atendimento na Casa de Apoio funciona 24 horas por dia. Desde o administrativo que começa logo cedinho, pela manhã, e sempre com um acolhimento amigo. O trabalho se estende ao longo do dia, com a atenção aos pacientes internados, informações para facilitar a vida deles, cuidados na ida e volta para os tratamentos, com um carro para levar e trazer, cuidados com a alimentação que é acompanhada por nutricionista, orientações psicológicas e apoio religioso, como também cuidados sanitários na limpeza dos ambientes, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), entre outros” afirma a gerente da instituição, Elisângela Sardinha.

A gerente conta, também, que o serviço na instituição tem o apoio de parceiros que realizam um trabalho voluntário, e segmentos sociais, alguns líderes a exemplos de pastores e missionários, que vão a Casa levar uma palavra amiga, conforto espiritual, como também o apoio da comunidade em geral, o que é muito valioso para a instituição.

Outra novidade é que além do apoio psicológico voluntariado, a instituição agora tem um profissional que realiza o acompanhamento psicológico, um trabalho extremamente importante para fortalecer os hóspedes da Casa de Apoio.

Casa de Apoio

Os hóspedes são encaminhados pelas assistentes sociais do Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina. A instituição tem capacidade para atender, diariamente, mais de 120 pessoas.

A Casa de Apoio oferece, ainda, um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, minicursos e apoio espiritual, entre outras, contando com a contribuição de parceiros e voluntários.

Estrutura

A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches, ar-condicionado, ventiladores, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Localização

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde. Endereço: 203 sul, AV LO-05, APM-01. Tel: 3218 2465.

*Ascom