Palmas
33º
Araguaína
35º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
TOCANTINS

Corpo de Bombeiros finaliza Curso de Formação para guarda-vidas civis nesta sexta

24 junho 2022 - 14h30

Candidatos a guarda-vidas civis finalizam nesta sexta-feira, 24, o Curso de Formação oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO). As aulas começaram na última segunda-feira, 20, depois de uma seleção por meio de testes físicos entre os candidatos às vagas abertas pela corporação. As aulas ocorrem nos Batalhões e Companhias do CBMTO.

Durante a semana, diversas aulas teóricas e práticas compuseram a programação da turma, que teve oportunidade de aprender sobre as mais variadas técnicas relacionadas à atividade de guarda-vidas. Boa parte do tempo é na água, onde todo o aprendizado deverá ser colocado à prova.

Os guarda-vidas civis serão empregados em praias oficiais e áreas balneares particulares. Os que frequentam as aulas na Capital, vão atuar em Araguacema, Miracema, Lajeado, Tocantínia, Rio dos Bois e Palmas. Os demais inscritos recebem as instruções nos Batalhões e nas Companhias do interior do Tocantins e vão atuar em outras cidades na temporada de praia, em julho.

“Nas aulas práticas de salvamento aquático, propriamente, a turma viu conteúdos como emprego das técnicas corretas do uso de tubo de flutuação, atuação com e sem equipamento [nadadeira e tubo de flutuação], nado de aproximação, nado reboque, tipos de pegada no afogado, técnica de retirada do afogado da água e a técnica de posição de segurança lateral direita, que ajuda a identificar as condições da vítima e que poderão exigir do guarda-vidas uma sequência de primeiros socorros, fundamentais para garantir a sobrevivência da pessoa”, pontuou o subtenente James Dias Pereira de Moura, um dos instrutores do curso.

A parte de primeiros-socorros ganhou aulas reforçadas na parte teórica e depois colocadas em prática no Lago de Palmas.

Paralelo a isso, houve também o ensinamento da Norma Técnica 34, editada em maio deste ano, pelo Corpo de Bombeiros Militar, e que rege toda a sinalização de segurança nas praias oficiais e nas áreas balneares. “Os guarda-vidas civis devem se antecipar e trabalhar efetivamente a prevenção nas praias, ter um olhar diferenciado sobre os riscos, no trato com crianças, idosos, locais com maiores profundidades. E a Norma Técnica n° 34 traz um conjunto de informações que fazem parte do curso e assim eles tenham condições de orientar o público e agir preventivamente”, argumentou James Moura.

O curso ainda tem a participação da sargento Gabriela e do cabo Velasco como instrutores.