Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
FIQUE ATENTO!

Detran Tocantins alerta usuários sobre golpes virtuais

24 janeiro 2024 - 09h03

Com os objetivos de resguardar os usuários e evitar a ocorrência de golpes virtuais, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) alerta, a todos os condutores tocantinenses, que fiquem atentos ao pesquisarem pelos sites dos órgãos públicos do Governo do Tocantins, como o Detran/TO, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), entre outros, para acessar alguns serviços, a fim de evitar links falsos que direcionam os cidadãos a sites fraudulentos.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A prática criminosa dos golpes virtuais pode ocasionar prejuízos financeiros e o compartilhamento de informações pessoais e bancárias. Os golpistas utilizam links falsos para direcionar os acessos dos usuários a sites que simulam os portais oficiais do Governo do Tocantins.

Ao emitir e pagar algum boleto, os usuários acabam transferindo dinheiro para conta de golpistas, perdem o valor e ficam em débito. Além do prejuízo financeiro, a prática dos golpes pode levar os cidadãos a compartilharem informações pessoais, que podem ser usadas pelos criminosos e os expõem a outros tipos de crimes, como fraudes financeiras, roubo de identidade e extorsão.

Orientações

O Detran/TO orienta que os usuários evitem clicar em links enviados por desconhecidos e verifiquem sempre o remetente da mensagem, a URL dos portais dos órgãos públicos. Além disso, não se deve compartilhar informações pessoais e bancárias por e-mail, SMS ou WhatsApp e desconfie de ofertas com descontos extraordinários.

Medidas de segurança

A fim de evitar esse tipo de situação, utilize somente a URL no portal oficial do Governo do Tocantins para encontrar os serviços públicos prestados pelos órgãos do Estado, como o Detran/TO e a Sefaz.

Cheque sempre a autenticidade de mensagens recebidas envolvendo links e confira a identidade do remetente antes de fornecer qualquer informação. Não clique em links suspeitos e jamais baixe arquivos desconhecidos. 

Desconfie sempre de mensagens não solicitadas que pedem informações pessoais e bancárias. O Detran/TO e os demais órgãos do governo nunca enviam mensagens que solicitam dados pessoais dos usuários.