Palmas
21º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
29º
TÍTULOS DEFINITIVOS

Dezenas de famílias são beneficiadas com regularização fundiária na Agrotins

16 maio 2024 - 09h09

Consolidando as políticas de regularização fundiária no Estado, o Instituto de Terras do Tocantins (Itertins) está presente na 24ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins), realizando a entrega de títulos definitivos e trazendo informação para a população tocantinense. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O presidente do Instituto, Robson Figueiredo, comemorou a entrega dos títulos realizada na Feira. "A Agrotins é o maior evento deste segmento no Estado e na Região Norte do Brasil, por isso, é a oportunidade perfeita para evidenciarmos o trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Terras, em prol da segurança jurídica dos tocantinenses no que tange o título de suas terras. Só neste evento estamos beneficiando 49 famílias dos municípios de Palmas, Porto Nacional, São Valério, Santa Rosa, Combinado, Taguatinga, Itacajá, Aurora do Tocantins e Wanderlândia, com a entrega de mais de 3 mil hectares de áreas regularizadas", sintetizou.

Aguardando o título há 24 anos, o produtor rural de 52 anos, Felex Teixeira, recebeu nesta quarta-feira seu documento oficial. Emocionado, ele compartilhou sua história: "Sempre quis ter um pedacinho de terra, até que em dezembro de 1999 comecei a correr atrás. Até que achei naquele setor lá [Loteamento Santa Fé, em Palmas] e 'peguei' de um rapaz que tava vendendo lá. Sempre tive a esperança de conseguir o título mas não tinha condições na época, e agora surgiu essa oportunidade. A sensação de ter a sua propriedade com documento é maravilhosa, só tenho a agradecer a todos e a Deus por essa segurança da nossa propriedade", celebrou.

Parceria com o Poder Judiciário

Em momento simbólico representando o trabalho realizado em conjunto entre o Itertins e o Tribunal de Justiça do Tocantins, ao lado do presidente Robson Figueiredo, a desembargadora Maysa Vendramini Rosal e o juíz Wellington Magalhães prestigiaram a entrega do título do Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins. 

Agrotins 2024

A Agrotins, considerada o maior evento do Estado, é um meio eficiente de fortalecimento do agronegócio regional, possibilitando a ampliação dos negócios de empresários do setor com exposições de tecnologias de ponta. O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais, realiza o evento anualmente.