Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
MEIO AMBIENTE

Estado assina acordo de cooperação para apoio ao projeto Pró Águas Rio Formoso

09 janeiro 2024 - 10h57

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), assina acordo de cooperação com o Instituto Espinhaço – Biodiversidade, Cultura e Desenvolvimento Socioambiental, visando estabelecer apoio institucional ao projeto Pró- -Águas Rio Formoso para a recuperação de 2 mil hectares de áreas degradadas em torno da bacia.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A assinatura será realizada, às 14h, no Centro Cultural Lêda Bernadon, no município de Lagoa da Confusão.

O Pró-Águas Rio Formoso é um projeto de regeneração territorial a partir de ações de restauração de vegetação do bioma Cerrado com espécies florestais nativas, conservação do solo e da água e recuperação de áreas degradadas, priorizando áreas críticas para a segurança hídrica.

O projeto se caracteriza por: beneficiar 18 municípios em sua área de abrangência, a saber: Cristalândia, Lagoa da Confusão, Dueré, Formoso do Araguaia, Sandolândia, Araguaçu, Talismã, Alvorada, Figueirópolis, Cariri do Tocantins, Gurupi, Aliança do Tocantins, Crixás do Tocantins, Santa Rita do Tocantins, Nova Rosalândia.

Esses municípios correspondem, em seu conjunto, a 97% da área da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso. Os municípios de Fátima, Oliveira de Fátima e Pium também serão beneficiados, já que contém a fração mínima de aproximadamente de 0,02% da Bacia do Rio.

O projeto será viabilizado integralmente com recursos privados, sem a previsão de transferência de recursos orçamentários e financeiros entre as partes signatárias.

*Ascom