Palmas
25º
Araguaína
24º
Gurupi
25º
Porto Nacional
26º
AGRICULTURA

Estado dá início à Rota da Pecuária com apresentações das tecnologias

28 junho 2022 - 15h53

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), realiza pela primeira vez o projeto Rota da Pecuária para apresentar aos pecuaristas e aos produtores as tecnologias sustentáveis utilizadas, principalmente na criação do gado de corte no Estado. O projeto teve início na manhã dessa segunda-feira, 27, na Fazenda Nova, município de Pedro Afonso, região centro-norte do Estado.

O Rota da Pecuária tem como objetivo apresentar as tecnologias das propriedades produtoras de gado de corte tocantinenses, mostrar na prática as diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor.

Exemplo

A propriedade rural utiliza 100% a tecnologia há dois anos, na Unidade de Referência Tecnologia (URT), baseada no sistema de produção (ABC), sendo uma referência na região para recria e terminações de fêmeas em pasto rotacionado irrigado.

Para o titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, a tecnologia utilizada na Fazenda Nova é um exemplo de sucesso na pecuária. “O pecuarista cria 140 animais de engorda em uma área de 14 hectares, ou seja, 10 animais por hectare. É um modelo a ser seguido para que o produtor possa aumentar a sua produtividade”, enfatizou.

Eliano Câmara Dias, um dos proprietários da fazenda, explica que essa ação da Rota da Pecuária é primordial para a difusão de tecnologia no campo. “É uma oportunidade para mostrarmos, aos produtores, os avanços alcançados aqui e, o qual é um projeto viável que todo mundo pode investir, tanto os pequenos, os médios e grandes pecuaristas”, detalhou.

De acordo com o agropecuarista Ricardo Khouri, essa ação é mais uma iniciativa para mostrar as inovações utilizadas na criação da pecuária sustentável. “São informações que servem de ferramentas importantes para o produtor, visando à alta produtividade ao pecuarista”, frisou.

De acordo com o diretor de Agricultura, Pecuária e Agronegócio da Seagro, José Américo Vasconselos, na fazenda foram iniciadas as apresentações das tecnologias de ponta neste segmento pecuarista. “O nosso principal objetivo é mostrar, aos produtores, em áreas pequenas, como a Fazenda Nova, o uso sustentável do pastejo rotacionado, possibilitando produzir com eficiência e alta rentabilidade”, explicou.

Na comitiva, além dos pecuaristas, participam representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), entre outras entidades ligadas ao setor agropecuarista do Estado.