Palmas
22º
Araguaína
26º
Gurupi
22º
Porto Nacional
22º
INDÚSTRIA E COMÉRCIO

Estado discute projetos para desenvolver geociência e setor de mineração

15 maio 2024 - 10h16

Governo do Tocantins e o Serviço Geológico do Brasil (SGB) realizaram, na manhã dessa terça-feira,14, uma reunião para discutir o futuro da geociência e da mineração no Tocantins. Na ocasião, foi debatido o desenvolvimento de projetos de cooperação que visam desenvolver esse setor no Estado.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Para o diretor de geologia e recursos minerais da SGB, Francisco Valdir Silveira, projetos como esses podem auxiliar no desenvolvimento da economia e das cadeias produtivas de forma significativa e que podem beneficiar outros setores.

“São ações que irão fazer desse Estado um grande player do setor mineral brasileiro. Não tenho dúvida que nos próximos anos o Tocantins estará despontando dentro do Brasil como um dos seis estados com produção dentro da área do setor mineral, principalmente dos minerais para a transição energética para a segurança alimentar”, destacou.

O diretor de geologia e mineração da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), Otton Nunes, acredita que a reunião é uma demonstração do potencial que o Tocantins tem dentro do setor de mineração brasileiro.  “Para nós é importante receber aqui o diretor de geologia do SGB, inclusive por demonstrar a potencialidade a importância do Estado no contexto nacional. Estamos muito felizes com as tratativas aqui desenvolvidas”.

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, defende iniciativas que visam fomentar todo e qualquer setor econômico no Tocantins. O Tocantins é privilegiado pelo potencial em diversos setores e a mineração é um deles. Com projetos como esse, que partem da cooperação de diversos atores de grande importância dentro do setor, conseguiremos atuar de forma mais eficaz. É importante apoiar todos os potenciais que nosso Estado possui, pois assim conseguiremos alcançar o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda para todos.

Também participaram da reunião o Procurador-Geral do Estado, Kledson de Moura Lima; e a presidente da Companhia de Mineração do Tocantins (Mineratins), Lina Ester.