Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
23º
Porto Nacional
25º
EVENTO

Estado faz história com o 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins

03 abril 2024 - 08h44

As secretarias de Estado da Saúde (SES-TO) e da Administração (Secad) realizaram na terça-feira, 2, o 1° Encontro de Pais de Autistas do Tocantins. O objetivo do evento foi promover uma integração das famílias de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de todo o Estado, por meio do compartilhamento de experiências, proporcionando um espaço de acolhimento e compreensão mútua. Quase 400 pessoas compareceram ao evento.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Durante o encontro, foram oferecidos serviços como corte de cabelo, atendimento oftalmológico, fisioterapia, orientação odontológica, psicológica, psiquiátrica, clínica geral, neuropediatras, emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), orientações jurídicas e uma ludoteca. Além dos serviços oferecidos, o evento teve o autista como protagonista: as apresentações culturais, como a interpretação musical feita por Deborah Rodrigues; e as palestras, como por exemplo, as proferidas por Lucas Arantes Pavel, acadêmico de biomedicina; e Lucas Daniel Rodrigues, servidor da Secad.

É uma alegria poder estar em um evento tão importante para nós gestores. Com esse encontro, além de podermos diminuir a distância entre o Governo e a sociedade, as experiências aqui compartilhadas contribuirão para a implementação de políticas públicas de saúde cada vez mais eficientes para o atendimento e o desenvolvimento da pessoa com transtorno do espectro autista”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica, falou emocionado da importância do evento. “Este evento é muito importante para mim, não somente como gestor, mas como pai de um filho autista, pois há 11 anos, quando recebemos o diagnóstico não tínhamos essa rede de apoio que hoje é ofertada, temos muito para avançar, mas, atualmente, temos um governo preocupado com as pessoas e temos certeza de que esse encontro vem para fortalecer nossas ações”.

Daiana Ribeiro da Silva, mãe de duas filhas autistas, Eliza, de 5 anos, e Luiza, de 2 anos, falou da alegria de poder participar do evento. “Estou muito feliz em poder participar desse momento, quem é pai de filho autista sabe como temos dúvidas daquilo que podemos fazer para o desenvolvimento dos nossos filhos e ver esses profissionais que são autistas e trabalham, têm suas carreiras e fazem faculdade. É muito gratificante saber que estamos no caminho certo e que nossos filhos têm sim um futuro promissor”, destacou.

Rede de cuidados no SUS

No Tocantins, as pessoas com TEA são acolhidas nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) localizados em Palmas e Colinas. Nos locais, são atendidos por uma equipe multiprofissional, composta por neuropediatra, psiquiatra, nutricionista, educador físico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e neuropsicopedagogo.

Ciptea

O Governo do Tocantins lançou, em setembro de 2023, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), um documento gratuito que tem o objetivo de contemplar o cidadão em todas as necessidades, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. Até o momento, já foram confeccionadas 580 carteirinhas e a solicitação pode ser feita no seguinte link: https://sistemas.ati.to.gov.br/ciptea/login.

Beneficiários Servir

O Plano de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins (Servir), gerido pela Secad, também oferece tratamento dos transtornos de desenvolvimento, entre os quais está incluso o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, o Plano conta com 19 clínicas credenciadas em Palmas e Araguaína, onde os beneficiários encontram atendimento multidisciplinar com fonoaudiologia, musicoterapia, neuropsicoterapia, psicomotricidade com educador físico, psicoterapia, terapia ocupacional e terapia Applied Behavior Analysis (ABA).

*Secom Tocantins