Palmas
29º
Araguaína
29º
Gurupi
30º
Porto Nacional
31º
SAÚDE PÚBLICA

Estado realizou mais de 7 mil cirurgias eletivas nos últimos 10 meses

02 setembro 2022 - 16h25Por Ascom

Com foco no planejamento para amenizar as filas de cirurgias eletivas no Tocantins, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) fechou o mês de agosto com um balanço de 793 cirurgias eletivas realizadas. Nos últimos dez meses o Tocantins já realizou 7.036 eletivas.

Em 2022, já foram realizadas 5.861 cirurgias eletivas, número superior aos anos de 2020 e 2021 somados (2.626 e 2.729 respectivamente) e mais que todo o ano de 2019, quando o Estado tinha registrado o maior número de eletivas (5.844). “Estamos trabalhando para reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas no Tocantins. Os números mostram um crescimento expressivo de cirurgias, fruto do empenho das equipes técnicas e multiprofissionais no hospitais estaduais, que estão se adequando para oferecer o melhor atendimento à população, gerando qualidade de vida para muita gente que aguardava há anos por um procedimento”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva.

“Vale destacar que quando assumimos a secretaria tínhamos um total de 7 mil eletivas reprimidas, parte delas devido à determinação do Ministério da Saúde, que orientou a suspensão deste tipo de procedimento, em razão da pandemia pela Covid-19. Felizmente os índices de contaminação pelo novo Coronavírus baixaram e conseguimos imprimir uma rotina de produtividade em nossos centros cirúrgicos”, acrescentou o secretário.

A Lucélia da Silva Costa foi uma das milhares de pacientes atendidas em 2022. Ela aguardava por uma cirurgia bariátrica desde 2007 e foi atendida no Hospital Regional de Araguaína (HRA). “Sou grata a Deus e muito feliz. Os atendimentos são muito bons. Desde o ambulatório até o dia da minha cirurgia. Eu esperei por isso muitos anos e agora é seguir meu tratamento em busca de uma vida cada dia melhor”, disse.

Demandas reprimidas

Além da rotina dos centros cirúrgicos que resultaram na nova marca, no dia 27 de agosto, iniciou-se a realização de cirurgias ortopédicas, por meio de credenciamento de empresas, realizado pela SES-TO, que atenderá 933 pacientes. Aliado a isso, a Pasta deve divulgar nos próximos dias, novo credenciamento para contratar empresas especializadas em cardiologia, para a realização de 200 procedimentos eletivos.