Palmas
32º
Araguaína
34º
Gurupi
33º
Porto Nacional
32º
REUNIÃO

Gerenciamento de resíduo hospitalar é discutido no HGP

07 julho 2022 - 14h57

Na manhã da quinta-feira, 7, as equipes técnicas da  Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniram-se com servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP), com o objetivo de aperfeiçoar o gerenciamento de resíduos na unidade hospitalar e obter a redução de custos e também sobre o destino correto dos resíduos.

O gerenciamento dos resíduos hospitalares tem o objetivo de proporcionar uma gestão e destinação segura e eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública e do meio ambiente.

Dentre os apontamentos gerais discutidos na reunião estão a baixa adesão das equipes no processo de orientação de gerenciamento; cronograma de orientações in loco nos setores de assistência direta ao paciente; uso das TVs nas recepções para orientação aos usuários; recolhimento do lixo comum e infectante e o uso do abrigo temporário; uso de EPIS no ato da coleta de resíduos; padronização das lixeiras; dentre outros.

A coordenadora do serviço de apoio à lavanderia, limpeza e manutenção do HGP, Shirley Alves, explicou que no momento só com a equipe de higienização  já conseguiram uma redução de 40% em custos dos resíduos da unidade. “Precisamos melhorar muito ainda, mas quanto mais adequado, maior a adesão das equipes”.

A técnica explicou ainda que o HGP está contando com o apoio de uma especialista contratada pela SES-TO, para orientar nesse processo de gerenciamento de resíduos. “Vamos começar pelo HGP, por ser o maior hospital do Estado, mas o objetivo é implantar nas outras 16 unidades hospitalares do Tocantins, após uma experiência exitosa dentro do HGP.”

Participaram da reunião o diretor de serviços administrativos gerais da SES-TO, Ullanes Passos Rios, a superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Lisiara Vieczorek e as engenheiras ambientais Raquel Cristiane Vaz e Daiane Alves.