Palmas
32º
Araguaína
33º
Gurupi
34º
Porto Nacional
31º
TOCANTINS

Governador autoriza convocação de mais aprovados no concurso de Bombeiro Militar

15 dezembro 2023 - 09h33

O Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e a primeira-dama, Karynne Sotero, prestigiaram a solenidade de aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO), nessa quinta-feira 14, celebrando seus 31 anos de existência, um evento marcado por conquistas e reconhecimentos. A cerimônia foi realizada no Quartel do Comando Geral (QCG) e contou com a presença de oficiais e praças da corporação, autoridades e da sociedade civil. O governador Wanderlei Barbosa, autorizou o chamamento de mais 20 pessoas que se encontram no cadastro de reserva do concurso de Bombeiros Militares do Tocantins, para realizarem o curso de formação de oficiais.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

“Nós sabemos o quanto a corporação é respeitada pelo trabalho que desempenha. Estamos estruturando, entregando equipamentos sempre em busca de proporcionar melhores condições de trabalho, para isso precisamos ter mais militares, assim, autorizo a convocação de mais 20 aprovados no concurso dos Bombeiros para realizar o curso de formação para futuramente agregar e nos ajudar a realizar um trabalho de excelência pelo o nosso Estado”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Tocantins, Coronel Ornelas, ressaltou que a data é muito significativa para todos da corporação e agradeceu ao Governo do Tocantins o apoio e parceria aos bombeiros. “Hoje é um dia especial para todos nós do Corpo de Bombeiro Militar do Tocantins. Estamos completando 31 anos de muita luta, de muitas conquistas. Celebrando esse momento com uma programação incrível, realizando a formatura dos nossos bombeiros mirins, condecorando os nossos militares da reserva, uma forma de prestar uma homenagem a todos esses homens e mulheres que dedicam meus dias a atender a nossa população e salvar vidas. Em nome da nossa instituição, queremos agradecer ao governador Wanderlei Barbosa que sempre nos apoiou”, expressou o comandante-geral.

A solenidade foi repleta de momentos de celebração, destacando-se a entrega de condecorações, a formatura dos alunos no Projeto Bombeiro Mirim e a inauguração da Galeria dos Comandantes, um espaço que reverencia aqueles que lideraram a instituição ao longo dos anos. Além disso, o evento foi marcado pela entrega de Medalhas de 30 anos e Mérito Bombeiro Militar, reconhecendo o empenho e a dedicação dos membros da corporação.

Bombeiros Mirins

O Programa Educacional Bombeiro Mirim (Proebom) é oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins. O projeto é destinado a crianças e adolescentes, de 12 a 14 anos, executado em Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Araguatins. O Proebom tem a finalidade de fortalecer e auxiliar a educação das crianças e adolescentes, promover cidadania e desenvolver atividades de cunho social e pedagógico.

O pai de um jovem bombeiro Mirim, Tenente Coronel Carlos Alberto, pontuou o orgulho em ver seu filho seguir seus passos ao se interessar pela carreira militar e ainda destacou que o projeto traz valores e responsabilidades para os jovens. “O Projeto é interessante pois contribui para a formação dos jovens trazendo valores e responsabilidade. Ter o meu filho formando hoje para gente é um orgulho. Eu como militar e ver o meu filho começando a dar os primeiros passos é um motivo de muito orgulho”, ressaltou.

A jovem Laura Cristina, que proferiu o discurso em nome de todos os formandos, salientou que a experiência permitiu vivenciar momentos únicos em suas vidas. “O Projeto nos permitiu viver momentos que talvez não viveríamos normalmente em nossas vidas. Tanto da rotina bombeiro militar quanto com os nossos colegas de turma. Como, por exemplo, ficar quase de ponta cabeça no rapel, nos emocionar no primeiro cerimonial à bandeira, são muitas as técnicas e lições que nos foram ensinadas. Principalmente a importância de sermos unidos e respeitarmos um ao outro. O respeito que devemos ter não só com militares mas também com nossa família, amigos e qualquer cidadão. Sou muito grata por tudo que aprendi durante esses meses. Inclusive a admirar ainda mais essa profissão”, finalizou Laura Cristina.

Entrega de equipamentos e viaturas

Durante a celebração foi realizada a entrega de equipamentos e viaturas, um investimento expressivo que fortalecerá a capacidade de atendimento do Corpo de Bombeiros à população tocantinense. Entre os itens concedidos, destacam-se quatro viaturas de salvamento modelo L-200, uma viatura de salvamento com cães, 57 conjuntos EPRs/MSA, 12 Roupas de aproximação, nove capacetes de combate à incêndio, 10 botas de combate à incêndio, 19 EPI de combate a incêndio, 14 drones com câmera térmica e 10 mangueiras de combate à incêndio.

Os investimentos totais, que somam expressivos R$ 2.548.500,00, provêm do Fundo Nacional e Estadual de Segurança Pública, reforçando o compromisso do Governo do Tocantins com a segurança e o bem-estar da comunidade tocantinense.

*Secom Tocantins