Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
EM BRASÍLIA

Governador prestigia posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública

02 fevereiro 2024 - 09h22

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, prestigiou nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, no Palácio do Planalto, em Brasília/DF, a cerimônia de posse do novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que assume a vaga de Flávio Dino, que foi nomeado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de acompanhar a gestão do governo federal, para continuar trazendo resultados ao Tocantins. “Manifestar o nosso apoio a essa importante transição na gestão da segurança pública, em âmbito federal, reforça ainda mais uma parceria estreita que temos com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. E assim como já vínhamos trabalhando com o ex-ministro Flávio Dino, nossos projetos terão continuidade e os benefícios que já estavam previstos, em breve, chegarão ao Estado”, pontuou o Governador. 

Em sua primeira fala como ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski destacou as diversas responsabilidades do Ministério, com especial ênfase no dever de articular-se com os órgãos integrantes do sistema de justiça. "A pasta assumirá a responsabilidade pela defesa, pela ordem jurídica, pelos direitos políticos e pelas garantias constitucionais da polícia judicial. Além disso, ela supervisionará as políticas de acesso à justiça e promoverá o diálogo institucional com o poder judiciário e os demais órgãos do sistema de justiça. Agradecemos pela confiança, em nós, depositada", concluiu o ministro.

Na solenidade, o governador Wanderlei Barbosa esteve acompanhado do secretário extraordinário de Representação em Brasília, Carlos Manzini Júnior; do secretário-executivo da Segurança Pública do Tocantins, Reginaldo de Menezes; do comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins (PMTO), coronel Márcio Antônio Barbosa; e do secretário de Estado da Fazenda, Júlio Edstron.

Segurança pública do Tocantins

O governador Wanderlei Barbosa tem destacado a área da segurança pública como uma das prioridades de sua gestão e, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, alcançou importantes resultados. Uma das principais conquistas foi a destinação de R$ 35,3 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para implementar medidas no combate ao tráfico de drogas, à violência nas escolas, aos crimes ambientais e à violência contra a mulher, entre outras ações.

Também se destacou o investimento de R$ 20 milhões para a implementação do Sistema Abis (Solução Automatizada de Identificação Biométrica), um software para modernização de investigações. Os recursos foram viabilizados por meio de emenda parlamentar da bancada federal do Tocantins, com a qual o governador seguirá trabalhando nesse novo momento do Ministério. 

Transmissão de cargo

Nesta quinta-feira, 1° de fevereiro, às 16 horas, no Palácio da Justiça, o governador Wanderlei Barbosa também participa da cerimônia de transmissão do cargo de Flávio Dino para Ricardo Lewandowski.