O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, formalizou nesta quarta-feira (27), junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a federalização da TO-050 no trecho que liga Silvanópolis a Palmas, passando por Porto Nacional.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
O ato aconteceu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Durante a solenidade, também foi assinada a Ordem de Serviço para elaboração do projeto de duplicação da via entre Palmas e Porto Nacional, além de outras obras estratégicas de infraestrutura.
MARCO PARA A MOBILIDADE E SEGURANÇA
Wanderlei Barbosa destacou a importância das ações para o desenvolvimento do Tocantins.
“São medidas fundamentais para garantir o escoamento da produção e a mobilidade das pessoas. O trecho entre Palmas e Porto Nacional tem fluxo intenso e, agora, com a federalização, passa a ter uma ligação direta com a União. Tanto a federalização quanto a duplicação são obras estratégicas que fortalecem o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou.
FEDERALIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO À BR-010
Com a assinatura, mais de 100 km entre Silvanópolis e Palmas deixam a gestão estadual e passam a integrar a BR-010, sob responsabilidade do Governo Federal. A medida garante maior padrão de segurança, sinalização, manutenção e fiscalização pela Polícia Rodoviária Federal.
O diretor-geral do Dnit, Fabricio Galvão, ressaltou que a federalização permite ao Tocantins ampliar investimentos nas estradas estaduais. “É uma soma de esforços que traz benefícios à sociedade. Projetos como a duplicação mudam a realidade das rodovias”, disse.
PROJETO DE DUPLICAÇÃO ENTRE PALMAS E PORTO NACIONAL
A duplicação da BR-010 no trecho entre Palmas e Porto Nacional é considerada estratégica para aumentar a capacidade logística e reduzir acidentes.
Para o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, a obra representa desenvolvimento e mais segurança para a população. O presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, reforçou que a conquista é resultado da união entre Governo do Tocantins, bancada federal e União.
OUTRAS OBRAS ANUNCIADAS
Na mesma cerimônia, foram assinados:
-
Contrato para elaboração dos estudos e projetos da BR-235, que ligará a divisa com o Maranhão a Pedro Afonso.
-
Ordem de Serviço para construção da ponte sobre o Rio Aldeia Grande, entre Itacajá e Goiatins.
Essas obras visam fortalecer a infraestrutura e a conectividade do estado.


Federalização da TO-050 integra oficialmente o trecho entre Silvanópolis e Palmas à BR-010, garantindo maior segurança viária e investimentos federais - Crédito: Antônio Gonçalves


