Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
NOVOS SERVIDORES

Governo do Tocantins empossa mais de mil aprovados no concurso da Educação

16 janeiro 2024 - 09h10

O Governo do Tocantins, por meio das Secretarias de Estado da Administração (Secad) e da Educação (Seduc), iniciou um marco significativo com a emissão de mais de mil termos de posse para os aprovados no último concurso público destinado à área da Educação. Nesta etapa, os convocados devem dirigir-se à Superintendência Regional de Educação (SRE), que designará em qual unidade o servidor será lotado. Após o recebimento e assinatura do termo de posse, os convocados têm até 15 dias para entrar em exercício.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O secretário de Estado da Administração, Paulo César Benfica Filho, destaca a importância desse momento para o Estado. "Estamos felizes em concretizar a nomeação dos aprovados no concurso da Educação. Esses profissionais desempenharão um papel vital na formação das novas gerações tocantinenses. A equipe da Secad tem despendido esforços significativos nessa missão da posse digital, de modo que os novos professores já estejam aptos para iniciarem o ano letivo", ressaltou.

Luan Alves de Sá, aprovado em primeiro lugar para o cargo de professor de Educação Física, no município de Sandolândia/TO, conta sobre sua experiência com o sistema de posse digital.

“Estou na última etapa do processo, já recebi o termo de posse para me apresentar na minha regional. Eu gostei da experiência, algo novo. É bem explicativo. As informações estão todas lá e não tem muita dificuldade. O nomeado precisa somente preencher o cadastro e anexar os documentos solicitados e enviar a solicitação de posse. Eu enviei dia 4, quinta-feira, e no final do mesmo dia recebi o retorno da Junta Médica que estava apto. No primeiro momento cheguei a pensar que iria demorar muito, mas não”, relembra.

Os novos servidores empossados e lotados em suas respectivas unidades escolares participarão de formação oferecida pela Seduc, no período de 22 a 26 de janeiro.

A nova servidora Claudia Lustosa Campos Diniz, compartilhou sua expectativa ao assumir a vaga de orientadora educacional.  “Como servidora na área da educação, minha expectativa é contribuir para o desenvolvimento educacional dos estudantes. Acredito no papel crucial da educação na construção de uma sociedade melhor e de oportunidades. Por isso, estou disposta a enfrentar desafios, colaborar com os colegas e contribuir para fortalecer o sistema educacional”, frisou.

Posse digital e Instrução Normativa

É fundamental que os aprovados façam a leitura da Instrução Normativa Conjunta nº 12/2023/GASEC, publicada no DOE/TO de 19/12/2023. Nela estão contidos todos os procedimentos para a posse, lotação, início do exercício, bem como os prazos, documentação necessária e orientações para os casos específicos.

A diretora de Gestão e Sistemas da Inovação, Christina Cantanhêde, reforça a importância de os convocados terem atenção no preenchimento dos formulários da posse.  “Estamos tendo um alto número de devoluções devido a erros básicos de preenchimento de formulário, documentos e exames ilegíveis, ausentes ou alterados. Isso tem impactado diretamente no tempo de análise do processo e, consequentemente, retorno. Em todos esses casos, os nomeados estão sendo comunicados por e-mail e orientados a corrigir as pendências apresentadas e reenviar pelo sistema de Posse Digital”, frisou.

O Secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, destaca a importância do processo de posse digital como uma iniciativa de vanguarda no país. "Ao implementar o sistema de Posse Digital, estamos trilhando o caminho da modernidade e eficiência. Sabemos que toda mudança gera um período de adaptação, e é natural que ocorram desafios. Estamos comprometidos em superá-los e oferecer um processo mais ágil e transparente para os nomeados", afirmou o secretário.