Palmas
21º
Araguaína
20º
Gurupi
22º
Porto Nacional
21º
SEGURANÇA PÚBLICA

Governo do Tocantins estima capacitar mais de 500 profissionais este ano

28 junho 2022 - 16h50

Cerca de 550 profissionais que compõem as forças de segurança do Tocantins serão capacitados até o final de 2022 por meio dos cursos promovidos pelo Integra PC, projeto realizado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) por meio da Escola Superior de Polícia (Espol). 

A abertura realizada na manhã desta terça-feira, 28, no Teatro Cora Coralina, em Paraíso do Tocantins, contou a presença do titular da SPP, Wlademir Costa; do delegado-geral Claudemir Ferreira, de representantes do Ministério Público Estadual, da Defensoria Pública do Estado, das forças de segurança locais e de sindicatos.

O secretário Wlademir Costa fez questão de frisar o quão fundamental é que as forças de segurança atuem de forma integrada. “A gestão não está em cima, ela está com vocês. Isso é integração, nós estamos juntos. Hoje, eu estou secretário, mas sou policial civil. É importante que a gestão esteja integrada com os policiais e as demais forças de segurança, Ministério Público, Defensoria, Tribunal de Justiça, porque somos nós que garantimos a paz social”, destacou.

O titular da SSP reforçou ainda que a aquisição de conhecimento aprimora o serviço prestado. “O conhecimento técnico todo mundo tem aqui, mas vamos aprimorar. Ao integrar as experiências dos mais antigos e a força da juventude com o conhecimento técnico, ficamos mais fortes. Precisamos unir forças para contribuir para uma sociedade melhor”, ressaltou.

A diretora da Espol, Heloísa Godinho, destacou a função da escola na formação dos policiais. “A escola é a porta de entrada da Polícia e é por meio dela que formamos o policial que queremos para prestar um serviço de qualidade para a sociedade. Nosso objetivo é contribuir para uma formação moderna e diferenciada para todos os profissionais da segurança pública. Ao final do ano, teremos cerca de 550 profissionais capacitados em todo o Estado, isso fortalece e valoriza as forças de segurança”, destacou.

Ainda sobre a integração das polícias, o delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, fez questão de frisar como se deu a concepção do nome para o projeto. “Esse nome não é ao acaso, é para integrar a polícia com a própria polícia e com as demais forças de segurança.  Essa integração e a troca de conhecimento são fundamentais. A nossa escola vem há algum tempo formando policiais mais qualificados. Quando passamos pela qualificação e pela requalificação, aprimoramos o nosso trabalho, que é em prol da sociedade”, frisou. 

O delegado regional de Paraíso do Tocantins, Bruno Baeza, complementou destacando a importância do policial para as corporações. “Quem faz a instituição são os policiais como esses que estão aqui. Os policiais que vão para as ruas, eles que fazem a nossa polícia. E, como o nome mesmo diz, o objetivo aqui é integrar a Polícia Civil com as demais forças de segurança. Conseguimos êxito nas nossas ações com essa integração”, pontuou. 

MP e Defensoria

Representando o Ministério Público, a promotora de Justiça, Cynthia de Paula, destacou que “movimentos como esse de integração contribuem muito e nos deixam mais fortes. Parabéns à Espol por capacitar as forças de segurança. Contem sempre com a parceria do Ministério Público para contribuir no que for possível”, afirmou.

“Quem ganha é a população de Paraíso do Tocantins com essa capacitação integrada envolvendo todas as forças de segurança, que passam a ter mais profissionais capacitados, prestando um melhor serviço à população”, complementou a diretora regional da Defensoria Pública de Paraíso, a defensora Arlete Muniz.

Também estiveram presentes no evento, a superintendente de Segurança Integrada, Fátima Holanda; o diretor do Sistema Integrado de Operações, Ricardo Real; a presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Tocantins (Sinpol), Suzi Francisca; representantes do Corpo de Bombeiros e das Polícias Militar e Penal.

Turma de Paraíso

Para esta turma de Paraíso do Tocantins, serão ministradas, entre os dias 28 a 30 de junho, as disciplinas de Investigação Criminal Tecnológica; Técnicas de abordagem em zona urbana e rural; e Tiro Policial Avançado. As três disciplinas têm como público-alvo delegados, agentes e escrivães de polícia e também das demais forças de segurança como bombeiros militares, policiais militares e policiais penais.

As próximas edições do Integra PC ocorrem em Araguatins, de 9 a 11 de agosto; Guaraí, de 23 a 25 de agosto; Colinas, de 13 a 15 de setembro; Araguaína, de 20 a 22 de setembro; Dianópolis, de 18 a 20 de outubro; Gurupi, de 25 a 27 de outubro; Porto Nacional, de 8 a 10 de novembro; e Palmas, de 22 a 24 de novembro.