Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
ATRATIVOS PÚBLICOS

Governo do Tocantins realiza reunião com representantes do trade turístico

16 novembro 2023 - 10h44

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), realizou uma reunião entre lideranças do poder público estadual e representantes do trade turístico com atuação no Jalapão. O encontro ocorreu na sala de reuniões do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, nessa terça-feira, 14, em Palmas, e contou com a participação de empresários do ramo hoteleiro, gastronômico, de transportes, de agências de viagens, e demais atividades comerciais ligadas ao turismo, com o objetivo de dialogar a respeito de propostas de trabalho relacionadas ao desenvolvimento dos atrativos públicos desta região.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Na condução da reunião, o secretário da SPI/TO, Thomas Jefferson, explicou que no momento o intuito é discutir formas de melhor administrar os três atrativos turísticos de responsabilidade do Estado no Jalapão, sendo eles: Serra do Espírito Santo, Dunas e Cachoeira da Velha/Fazenda Triagro. O secretário destacou ainda que, para o Governo, as decisões a serem direcionadas a um futuro projeto dependem das sugestões e contribuições das comunidades locais e de todos os principais atores que, a exemplo do trade turístico, conhecem e movimentam a cadeia logística neste território.

“O Governador Wanderlei Barbosa está priorizando o diálogo e discutindo medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico no Jalapão, reconhecendo o potencial turístico. Isso reflete um compromisso direto com o progresso e impacto social na comunidade”, destacou o secretário da SPI.

Técnicos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também estiveram presentes trazendo a experiência da instituição em projetos socioambientais de apoio ao uso público e visitação em unidades de conservação. O BNDES se colocou à disposição para auxiliar no processo de estruturação dos projetos que vierem a ser destinados ao Jalapão, considerando como prioridade aquilo que for proposto e decidido pelo Governo do Tocantins em harmonia com as comunidades locais.

O chefe do Departamento de Estruturação de Projetos de Infraestrutura Socioambiental do BNDES, Robson Oliveira, destacou que dentro da gestão pública a atitude do Governo do Tocantins em envolver todos os setores sociais na idealização de um projeto é considerada louvável e inovadora.

“Um projeto de sucesso depende dessa transparência que o Governo está tendo com as partes interessadas e com toda a sociedade. Esta reunião de hoje com o trade turístico cumpriu o primeiro objetivo que é engajar esse setor de fundamental importância para as discussões a respeito do Jalapão.”, acrescentou Robson Oliveira.

Representando o trade turístico, o empresário e vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado do Tocantins (Abav-Tocantins) Cleib Faria Filho avaliou a reunião como produtiva e se mostra otimista com a abertura do Governo para o diálogo.

“O Governo se mostrou aberto a nos colocar dentro do processo e essa abertura ao diálogo é muito importante para que a gente possa demonstrar os nossos anseios, para que não haja impacto negativo dentro da situação econômico-financeira das empresas que já atuam dentro do Jalapão e, principalmente, quanto a preservação do meio ambiente que é o mais importante para nós, considerando que o Jalapão é um destino natural. Então a gente ficou satisfeito com a reunião, foi bem produtiva, e vamos aguardar agora os próximos acontecimentos”, concluiu o empresário Cleib Filho.


Ampliando o Diálogo

Dando continuidade ao que foi iniciado em agosto do corrente ano durante o Fórum sobre o Desenvolvimento do Jalapão com as Lideranças Quilombolas, ainda neste mês de novembro também serão realizadas reuniões nos municípios e nas comunidades quilombolas compreendidas no território. O objetivo é envolver ativamente toda a comunidade local na tomada de decisões e no planejamento do projeto relacionado aos atrativos turísticos. O cronograma será divulgado em breve.

*Secom Tocantins