Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SAÚDE

Governo entrega aparelhos portáteis de detecção fetal para o Hospital Dona Regina

11 janeiro 2024 - 09h58

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), entregou para o Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (MHDR) 17 aparelhos detectores fetais. Realizada nesta quarta-feira, 10,  a entrega é mais uma ação de modernização do parque tecnológico das unidades hospitalares sob gestão estadual. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os equipamentos identificam o coração de fetos a partir da 10ª semana de gestação, possibilitando a avaliação do ritmo cardíaco do feto durante a gravidez e também do parto, diagnosticando gravidez múltipla, morte fetal e, por volta da 24ª semana localizar a placenta e o cordão umbilical.

A entrega desses equipamentos é resultado do investimento na modernização das unidades hospitalares. "Nos últimos dois anos temos feito aquisições pontuais de equipamentos, conforme as demandas de cada unidade hospitalar, para que assim, possamos garantir melhores condições de trabalho para os servidores do Sistema Único de Saúde e mais conforto para a população atendida", explicou a superintendente de Gestão Administrativa da SES-TO, Lisiara Vieczorek .

"Ano passado recebemos uma remessa destes equipamentos e hoje, conseguimos uma quantidade maior para atender às nossas demandas,  visto que recebemos um número muito grande de gestantes e precisamos dar a todas elas uma assistência de qualidade e com agilidade", afirmou o diretor-geral do HMDR, Iatagan Barbosa.

O HMDR é uma unidade de alta complexidade, referência para todas as gestantes de alto risco, de toda região macro sul do Estado e realiza, em média, 500 partos por mês.

Entregas

Em novembro de 2023 foram entregues, pela SES-TO, 30 equipamentos de detecção fetal, distribuídos entre as unidades Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos; Hospital Regional de Miracema; Hospital Regional de Paraíso; Hospital Regional de Gurupi; Hospital Regional de Guaraí; Hospital Regional de Augustinópolis e Hospital Materno Infantil Tia Dedé.

*Secom Tocantins