O desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Aguiarnópolis/TO e Estreito/MA, gerou uma série de desafios para as cidades da região do Bico do Papagaio. O Governo do Tocantins tem adotado medidas emergenciais, como a travessia gratuita de barcos e a reestruturação de rotas, mas o intenso fluxo de veículos pesados tem sobrecarregado as estradas e o cotidiano dos moradores.
Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.
IMPACTOS NAS CIDADES
Cidades como Aguiarnópolis, Axixá, São Miguel do Tocantins e Sítio Novo não estavam preparadas para o aumento do tráfego. O governador Wanderlei Barbosa criticou a falta de apoio do governo federal para lidar com os danos nas estradas. “As vias estão destruídas, e estamos fazendo as reparações sozinhos”, afirmou.
MEDIDAS DO GOVERNO DO TOCANTINS
A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) sinalizou rotas alternativas e intensificou a operação tapa-buracos para melhorar as condições das estradas. Além disso, a fiscalização de peso e a segurança viária foram reforçadas para garantir a circulação segura de veículos.
PEDIDO DE APOIO AO DNIT
O governo estadual encaminhou um Termo de Cessão de Uso ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), solicitando a manutenção das rotas alternativas até a conclusão da nova ponte. A expectativa é que o órgão federal assuma parte das responsabilidades.
RELATOS DA POPULAÇÃO
Moradores e comerciantes da região relatam os impactos do aumento do tráfego. Em Sítio Novo, a prefeita Dora Farias destacou que mais de 5 mil veículos passam diariamente pela cidade, causando transtornos como barulho e congestionamentos. Em Axixá, o comerciante Antônio Ferreira Lima relatou uma queda de 40% nas vendas devido às dificuldades de acesso aos estabelecimentos.
MOBILIZAÇÃO EM SÃO MIGUEL
Em São Miguel do Tocantins, o secretário de Administração, Valnei Monteiro, ressaltou que a cidade aguarda ações efetivas do governo federal. “O trânsito aumenta a cada dia, e o asfalto não suporta essa demanda”, afirmou.
PRÓXIMOS PASSOS
Enquanto aguardam o início da construção da nova ponte, os moradores da região esperam por mais apoio federal para aliviar os impactos causados pelo desabamento da Ponte JK.


Governador Wanderlei Barbosa cobra soluções do Dnit para estradas estaduais impactadas pelo desvio de tráfego após o desabamento da ponte JK - Crédito: Thiago Cruz


