Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SUPERMERCADOS CAMPELO 2
Supermercados Campelo Agosto
SUSTENTABILIDADE

Governo investirá R$ 31 milhões na coleta seletiva em 20 cidades do TO

06 maio 2025 - 11h32Por Da Redação

O Estado do Tocantins deu um importante passo em direção à sustentabilidade e à melhoria da gestão de resíduos sólidos ao firmar um Termo de Compromisso com o Governo Federal, garantindo a liberação de R$ 31 milhões para a ampliação da coleta seletiva em 20 municípios. O valor, repassado pelo Ministério das Cidades, será utilizado na estruturação e aprimoramento do sistema de coleta seletiva nas regiões sul e centro-oeste do estado, beneficiando municípios que compõem o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento (Coder-TO Sul/Centro-Oeste).

Participe do grupo do O Norte no WhatsApp e receba as notícias no celular.

OBJETIVO E IMPACTO DO PROJETO

Integrando o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto visa melhorar a infraestrutura de coleta seletiva, promovendo o desenvolvimento sustentável. A operação será gerida com recursos federais repassados pela Caixa Econômica Federal, com a colaboração da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), liderada pelo secretário Marcello Lelis.

O projeto abrange ações essenciais para a destinação adequada dos resíduos, como coleta seletiva, triagem, pré-processamento e a construção de galpões. Também está prevista a aquisição de equipamentos, como prensas, que são fundamentais para o manejo e transporte dos materiais recicláveis. Estima-se que cerca de 150 famílias de catadores serão diretamente beneficiadas com a implantação do sistema nos municípios.

VALORIZAÇÃO DOS CATADORES

Em entrevista, o secretário Marcello Lelis ressaltou que o projeto busca não apenas promover a proteção ambiental, mas também incluir socialmente as famílias de catadores. "Estamos criando uma iniciativa que fortalece as políticas públicas e valoriza o trabalho dos catadores, que desempenham papel crucial nesse processo", afirmou Lelis.

PRÓXIMOS PASSOS  

O Termo de Compromisso firmado entre o Governo do Tocantins e o Governo Federal exige a entrega de documentos técnicos, como o projeto básico, termo de referência e licenciamento ambiental, até 30 de novembro de 2025. A liberação dos recursos estará condicionada à aprovação da documentação pela Caixa Econômica Federal, que poderá financiar até 5% do valor total para a elaboração de estudos e projetos preliminares.

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

Os municípios que serão contemplados com o projeto são: Aliança do Tocantins, Araguaçu, Brejinho de Nazaré, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Fátima, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Nova Rosalândia, Oliveira de Fátima, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Pugmil, Sandolândia, São Salvador do Tocantins, São Valério da Natividade, Talismã e Gurupi.