Palmas
26º
Araguaína
24º
Gurupi
24º
Porto Nacional
27º
IMUNIZAÇÃO

Grupo traça estratégia para aumentar cobertura vacinal no Tocantins

31 agosto 2022 - 10h30

O Ministério Público do Tocantins (MPTO) vai integrar um grupo de trabalho, que será constituído por vários órgãos e instituições, com objetivo de definir ações e estratégias para aumentar a cobertura da vacinação de várias doenças no Estado.

O tema foi tratado em uma reunião realizada na manhã desta terça-feira, 30, na Secretaria de Estado da Saúde. O MPTO foi representado pela promotora de Justiça Araína Cesárea, titular da 27ª Promotoria de Justiça da Capital e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CaoSaúde).

As atuações do grupo devem obedecer diretrizes estabelecidas por meio da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre as instituições.

“O Ministério Público vai acompanhar de perto essa situação devido à importância da política nacional de imunização. Infelizmente, corremos risco do retorno de várias doenças que já estavam erradicadas por conta de índices de vacinação aquém do esperado”, disse Araína.

No encontro desta terça, o governo do Estado divulgou números relacionados à vacinação de diversas doenças, com deficit de cobertura em quase todas as regiões do Tocantins. Foram apresentados dados referentes à imunização contra a poliomielite, hepatite A e B, BCG, rotavírus, sarampo, caxumba, rubéola, meningite, febre amarela, entre outras doenças.

Além do MPTO e da Secretaria de Estado da Saúde, integram este grupo de trabalho representantes do Ministério da Saúde, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Tocantins (Cosems-TO), Pastoral da Criança, Conselho Regional de Enfermagem (Coren-TO), do Selo Unicef e da Secretaria de Cidadania e Justiça do TO.