Palmas
21º
Araguaína
22º
Gurupi
20º
Porto Nacional
21º
SINAL LARANJA

Inmet alerta para chuvas intensas em todo o Tocantins esta semana

03 janeiro 2024 - 07h54Por Da Redação

Chuvas intensas para todo o Tocantins estão previstas até esta quarta-feira (03). Esse foi o alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esta semana. Ontem na capital, palmenses tiveram que enfrentar o transtorno de avenidas alagadas após um forte temporal. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

De acordo com os dados do Inmet, o alerta laranja representa perigo, por isso, os moradores devem redobrar os cuidados.

Ontem na capital, palmenses tiveram que enfrentar o transtorno de avenidas alagadas após um forte temporal e nesta quarta em Palmas o dia também deve ser de muita chuva. A previsão é para pancadas de chuvas durante todo o dia e trovoados no período da tarde e noite com temperatura máxima de 29 graus e mínima de 23.

Já no norte do estado, em Araguaína, a chuva pode cair pela manhã e tarde, período em que devem ser registradas pancadas de chuvas e trovoadas com temperatura máxima de 31 graus e mínima de 24.

Ainda segundo o Instituto é esperado chuvas de 30 a 60 mm/h ou até 100 mm/dia, além de ventos intensos que podem chegar a 100 km/h e nesse período pode haver riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Por conta do alerta os tocantinenses precisam ter cuidado com as chuvas e ventos fortes e devem seguir importantes recomendações para evitar acidentes. Tais como: 

  • Em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia, se possível.
  • Para mais informações e ajuda, ligar para Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193