Palmas
33º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
33º
TECNOLOGIA

Internet 5G é implantada em mais 54 cidades do Tocantins

25 maio 2024 - 11h23

Após solicitações do Governo do Tocantins e articulação política da bancada tocantinense no Congresso Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações (MCom), começa a implantação da tecnologia 5G em mais cidades do estado do Tocantins. A infraestrutura moderna permitirá velocidades de internet até 100 vezes mais rápidas que as atuais, além de uma maior estabilidade e uma menor latência, beneficiando tanto os usuários residenciais quanto as empresas e as instituições públicas em mais 54 municípios tocantinenses.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O governador Wanderlei Barbosa agradece o empenho pela conquista e celebrou a implementação do 5G em mais municípios do Tocantins, destacando os benefícios que a tecnologia trará para o Estado. "Com grande satisfação, anunciamos a chegada do 5G a mais 54 cidades do Tocantins, resultado de um esforço conjunto do nosso governo, da bancada no Congresso e da Anatel. Essa tecnologia não apenas melhora a qualidade da conexão à internet para nossos cidadãos, mas também impulsiona setores importantes como a educação, a saúde e a agricultura, aumentando a eficiência e a inovação em nossas atividades diárias", afirma o governador.

A partir da próxima segunda-feira, dia 27, as operadoras que adquirirem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar à Anatel a licença e a ativação de estações de 5G. A liberação da faixa é uma importante etapa para que as empresas que compraram os lotes possam instalar estações de quinta geração nas cidades. Com essa medida, o número de municípios no Tocantins que poderão contar com o 5G na faixa de 3,5 GHz chegará a 54 cidades.

O presidente da Anatel, Carlos Baigorri, também enfatiza a importância da nova tecnologia para a região, destacando o empenho do Tocantins para essa conquista. "Os representantes tocantinenses se colocaram à disposição, sempre abertos ao diálogo, solicitando que a Anatel fizesse esforços para liberar a frequência para implantação do 5G no Tocantins e estamos liberando essa faixa de radiofrequência para que as operadoras possam começar a implantação da internet 5G. A internet não será implementada de imediato, haverá um período para que o 5G esteja plenamente disponível no Estado, mas destacamos que essa é uma grande vitória para o Tocantins”, finaliza Carlos Baigorri.

Benefícios para os tocantinenses

Para o presidente da Agência de Tecnologia da Informação do Tocantins (ATI), Alírio Félix, a expansão da 5G no estado do Tocantins terá impactos significativos na conectividade para o cidadão. "Mais pessoas poderão acessar os serviços públicos digitais com facilidade e rapidez. No caso do nosso portal de serviços, o Pronto Digital, além dos outros portais das outras áreas como saúde, educação, segurança pública, será mais eficiente e acessível. A inclusão digital também será ampliada, alcançando áreas mais remotas e desfavoráveis, programas de alfabetização digital, plataforma de aprendizagem on-line, serviço de telemedicina. Todos esses serviços estarão ao alcance do maior número de pessoas e isso vai promover uma sociedade mais conectada e informada", comenta.

Alírio Félix explica também que haverá um melhoramento na Segurança Pública, por meio do monitoramento em tempo real e da análise de dados; e ainda na economia, visto que será possível aprimorar o empreendedorismo digital. Outro ponto defendido pelo presidente da ATI é sobre os serviços de emergência nos municípios. ''Poderemos fazer uma melhor gestão de desastres e aprimorar os sistemas, porque com a conectividade superior, a gente consegue ter uma coordenação mais apurada e uma resposta mais rápida a essas situações emergenciais que podem acontecer", concluiu.

As cidades tocantinenses contempladas são: Aguiarnópolis, Almas, Alvorada, Ananás, Angico, Araguaçu, Araguatins, Aurora do Tocantins, Barra do Ouro, Cachoeirinha, Campos Lindos, Cariri do Tocantins, Centenário, Combinado, Conceição do Tocantins, Darcinópolis, Dianópolis, Dueré, Figueirópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Itacajá, Itapiratins, Jaú do Tocantins, Lagoa da Confusão, Lavandeira, Lizarda, Luzinópolis, Natividade, Nazaré, Novo Alegre, Novo Jardim, Palmeiras do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Peixe, Ponte Alta do Bom Jesus, Porto Alegre do Tocantins, Recursolândia, Riachinho, Rio da Conceição, Sandolândia, Santa Maria do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Félix do Tocantins, São Salvador do Tocantins, Sucupira, Taguatinga, Taipas do Tocantins, Talismã, Tocantinópolis e Tupiratins.