Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
CERTIFICAÇÃO

Laboratório Central de Saúde Pública do TO é reconhecido como excelente

22 dezembro 2023 - 08h32

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO) recebeu nessa quarta-feira, 20, a certificação de excelência pelo trabalho realizado na especialidade do diagnóstico de meningites e qualidade da contagem de linfócitos. O serviço ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) também foi parabenizado por alcançar a meta de 2023, quanto à realização de exames de TRM-TB, para diagnóstico de tuberculose.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

“As certificações reconhecem o esforço de toda a equipe e o compromisso no desenvolvimento de um trabalho de excelência no serviço público prestado à nossa população. O Lacen-TO é o maior laboratório público do Tocantins e é referência em qualidade e diagnóstico laboratorial das doenças e agravos de interesse em saúde pública no nosso território”, afirmou a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins, Jucimária Dantas Galvão, acrescentando que “o Lacen segue participando de outros Programas de Proficiência, relacionados aos testes e metodologias que são utilizadas na sua rotina analítica que avaliam a excelência quanto aos resultados dos exames obtidos”.

A biomédica Gisele Lisboa atua na Gestão Técnica da Qualidade do Lacen-TO e afirmou que “recebermos essa certificação, além de ser uma honra, é o reconhecimento do esforço, da dedicação e da excelência, de cada servidor, em entregar resultados de qualidade para a população do Tocantins. Demonstra que temos uma equipe engajada e sempre disposta a colaborar e entregar o melhor do seu trabalho. Isso dá mais força para nos empenharmos a receber novas certificações, visto que, com a retomada do sistema de gestão da qualidade, estaremos nos organizando e pleiteando novas acreditações. O Lacen entrega muitos serviços que, às vezes, não chega ao conhecimento da população. A divulgação desses resultados motiva a equipe e a própria população pela busca do serviço, dá confiança no que é entregue”, destacou.

O Lacen-TO coordena a Rede de Laboratórios de Saúde Pública do Tocantins e também disponibiliza, aos laboratórios públicos e privados, a participação do Programa de Controle de Qualidade do Lacen-TO, de forma gratuita, quanto às metodologias e aos exames padronizados.

Reconhecimentos

O trabalho do diagnóstico de meningites foi reconhecido pelo Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), órgão que auxilia os laboratórios a garantir a confiabilidade dos serviços laboratoriais prestados em conformidade com os regulamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A unidade ligada à SES-TO foi parabenizada pela Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias Não Tuberculosas (CGTM) do Ministério da Saúde (MS), por alcançar a meta de 2023, quanto à realização de exames de TRM-TB, para diagnóstico de tuberculose.

O Lacen-TO ainda recebeu o certificado pelo Programa Nacional de Avaliação Externa da Qualidade (AEQ), do Ministério da Saúde (MS), como excelente, na participação da 34ª Rodada Teórica do Programa Nacional de Avaliação Externa, na especialidade da qualidade da contagem de linfócitos.