Palmas
31º
Araguaína
33º
Gurupi
31º
Porto Nacional
31º
SEDE PRÓPRIA

Obras da Agência de Metrologia seguem em ritmo acelerado

07 fevereiro 2024 - 09h26

A obra de construção da sede própria da Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM) segue em ritmo acelerado. O projeto prevê modernos laboratórios para a realização dos ensaios metrológicos e de todos os trabalhos como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Tocantins.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Para acompanhar a execução do projeto, estiveram visitando as edificações do canteiro de obras, nesta segunda-feira, 05 de fevereiro, os gestores da pasta Jerônimo Júnior, presidente; Débora Vasconcelos, vice-presidente; Anderson Martins, diretor administrativo acompanhados pela equipe técnica da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) o diretor de fiscalização, Cândido Colino e o engenheiro fiscal André Luiz Costa Lima.

 Nova sede 

O terreno para a construção da obra foi doado pelo Governo do Tocantins ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Lei Nº 3.039/2015 e a para a construção foi realizada a Concorrência Pública Nº 12/2017. 

A obra está sendo construída na Avenida NS 1, paralela à Av. Teotônio Segurado, em Palmas, na região sul, na quadra ACSU-SO 130, conjunto 2.

Atualmente, está 70% conclusa e o projeto prevê a implantação de uma edificação de 1790,15m² de área construída total em um terreno de 12.000,00m², com amplas instalações para atender as atividades de metrologia e avaliação de conformidade que são desempenhadas pela agência.

A concepção do projeto prioriza a sustentabilidade, propondo estratégias bioclimáticas para melhorar a eficiência energética, bem como a utilização da energia fotovoltaica.

Para o presidente da AEM, Jerônimo Júnior, “a sede própria da Agência de Metrologia representa a importância do órgão para a sociedade e a oportunidade de ampliar a oferta de serviços, com investimento em laboratórios e espaços apropriados para a realização dos testes metrológicos. A união Governo do Tocantins e Inmetro coroa esse marco na história da AEM, visando reforçar seu papel nas relações de consumo”, pontua o gestor da pasta.

*Secom Tocantins