Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
EQUOTERAPIA

PM discute parceria para implantar projeto terapêutico para a população

02 dezembro 2023 - 08h11

Na manhã desta sexta-feira, 30, a Polícia Militar, através do Regimento de Polícia Montada (RPMon) realizou uma visita ao procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, no Ministério Público Estadual, para discutir sobre o projeto de implantação e os trabalhos que a PMTO/RPMon, irá realizar para a sociedade através da Equoterapia.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos, que servem para estimular o desenvolvimento da mente e do corpo, melhorando as funções neurológicas, sendo indicado para pessoas que possuem deficiências físicas ou necessidades especiais, como síndrome de Down, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou autismo, por exemplo.

Esse tipo de terapia, também chamada de hipoterapia ou terapia assistida por cavalos, tem como base os padrões repetitivos dos movimentos do cavalo, o que estimula as respostas da pessoa, melhorando a mobilização, o equilíbrio, o fortalecimento muscular e a interação social, por exemplo.

Através da parceria, uma rede de apoio será formada e desta forma, os atendimentos à sociedade tocantinense serão viabilizados.

Para o comandante do Regimento de Polícia Montada, Coronel Geraldo Magela, “a consolidação da parceria entre PMTO/RPMon e Ministério Público é de grande valia, pois se refere a um tratamento que estará disponível a partir 2024 e representa mais uma forma de aproximar as instituições à sociedade tocantinense”.

Estiveram presentes na reunião, o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, acompanhado da promotora de justiça, Beatriz Regina de Melo, o comandante do Regimento de Polícia Montada, Coronel PMTO Geraldo Magela, além da Tenente-Coronel PMTO Carmem Rosa, Tenente-Coronel PMTO Leandro Nunes, a enfermeira Tânia Bó e a psicóloga Regiane Faria.