Palmas
33º
Araguaína
35º
Gurupi
32º
Porto Nacional
33º
COOPERAÇÃO TÉCNICA

Polícia Militar assina parceria com Universidade Estadual do Tocantins

01 julho 2022 - 15h24

Na manhã desta sexta-feira, 1° de julho, a Polícia Militar do Tocantins assinou o termo de cooperação técnica com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), no Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas. O objetivo do acordo é estabelecer a integração entre a PMTO e a Unitins, para fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão, por meio dos cursos de formação, aperfeiçoamento e especializações ministradas pelas instituições. O encontro contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, Coronel PM Julio Manoel da Silva Neto, do reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, da Diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, Coronel PM Welere Gomes Barbosa, dentre outras autoridades.

Com a assinatura do acordo, as instituições poderão realizar intercambio de alunos, servidores, professores e colaboradores eventuais, bem como na produção científica e na utilização de salas de aula, auditórios, laboratórios e áreas de campo para experimentos em ações desenvolvidas pelas entidades.

A parceria possibilitará ainda, um conjunto de oportunidades na segurança pública, com ensino de qualidade aos policiais militares, os preparando para atender melhor a sociedade tocantinense.

O termo de cooperação técnica não contém repasses de recurso financeiros entre as partes e terá validade de cinco anos, contados a partir da data da assinatura, podendo ser prorrogado por meio de termos aditivos.

Para o Comandante-Geral da PMTO, Coronel Silva Neto, esse acordo entre a PMTO e Unitins veio para fortalecer ambas as instituições, uma parceria que refletirá em uma melhor prestação de serviços à sociedade. “O propósito da assinatura deste termo é a colaboração entre as entidades por meio dos cursos de formação e especializações. A PMTO terá profissionais da segurança pública mais preparados para servir à população tocantinense”, destacou.

Para a diretora de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP) da PMTO, Coronel Wélere, o intuito dessa parceria é o alinhamento positivo entre as instituições, onde todos poderão usufruir do que cada instituição tem de melhor. “Hoje a Unitins está fazendo parte da PMTO. Por meio dessa assinatura os policiais podem utilizar o que a Universidade tem de melhor em cursos de pesquisa e extensão. Isso é um marco para as entidades”, afirmou.

Já o reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, ressalta que a assinatura do termo de cooperação técnica veio para consolidar essa parceria PMTO e Unitins. “Sabemos que os policiais militares estão em busca de conhecimento, que vai auxiliar nos trabalhos da segurança pública, e a Polícia Militar já é grande parceira da Unitins, tanto na formação dos seus cursos internos, como na chancela nos cursos de pós-graduação. Então, essa assinatura fortalece a renovação do que já fazíamos, e traz novas possibilidades e projetos para o futuro”, completou o reitor.

Presenças

Estavam presentes ainda na assinatura do termo cooperação técnica, o Chefe do Estado Maior da PMTO, Coronel PM Wesley Borges Costa, o Subchefe do Estado-Maior da PMTO, Coronel PM Marizon Mendes Marques, o reitor da Unitins, Augusto Rezende Campos, a vice-reitora da Unitins, Darlene Teixeira Castro, a Pró-reitora de graduação da Unitins, Alessandra Ruita Santos Czapski, dentre outros profissionais que acompanharam a solenidade.