"Pobre não tá comendo ovo mais não", foi a fala de um tocantinense em um vídeo que está repercutindo nas redes sociais. Nas imagens, o homem mostra o preço de uma cartela de ovos vermelhos no valor de R$ 45,59 em um supermercado de Gurupi no Sul do Tocantins.
Preocupado com o a alta do ovo o cliente do supermercado questiona: "Pra que cê fez isso com nós Lula?" [sic]
O vídeo é reflexo do que tem acontecido em várias regiões do país onde o preço do ovo no atacado subiu mais de 40% em fevereiro. Segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a alta foi causada pelo aumento do custo do milho, ondas de calor e maior demanda na Quaresma.
QUARESMA AUMENTA DEMANDA
Durante a Quaresma, período antes da Páscoa, muitas pessoas deixam de comer carne vermelha e optam por ovos. Isso faz com que a demanda por ovos cresça, pressionando os preços.
PRODUÇÃO COMPROMETIDA
Al alta do produto também ocorre devido ao milho, principal ingrediente da ração das galinhas, está mais caro. Além disso, as ondas de calor reduziram a produtividade das aves, diminuindo a oferta de ovos no mercado.
O QUE DIZ O PRESIDENTE
Diante da situação, o presidente Lula anunciou recentemente que vai se reunir com atacadistas para buscar soluções e controlar os preços.
PRÓXIMOS MESES
Produtores acreditam que os preços devem cair após a Quaresma. No entanto, economistas alertam que a demanda pode continuar alta, já que muitas pessoas estão trocando a carne vermelha por ovos.


O vídeo é reflexo do que tem acontecido em várias regiões do país onde o preço do ovo no atacado subiu mais de 40% em fevereiro. - Crédito: Reprodução


