Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Procon orienta consumidores sobre como preservar o orçamento e evitar dívidas

16 janeiro 2024 - 09h14

O planejamento financeiro é fundamental para evitar gastos desnecessários e até o endividamento. Começar a organização já no início do ano, permite evitar gastos excessivos e comprometer o orçamento familiar ao longo dos demais meses.  O Procon Tocantins separou algumas informações para que o consumidor fuja dos apertos em 2024.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Fazer lista de compras, pesquisar preços, contabilizar todas as despesas, são algumas ações necessárias para evitar o aumento das dívidas. A projeção dos gastos, é importante assegurar que a previsão seja realizada, reduza os riscos de errar no planejamento financeiro, segundo explica o superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente.

“As pequenas despesas como lanches diários e créditos de celular, podem ser grandes vilões, juntamente com o uso de cheques especiais e compras parceladas a longo prazo e com juros. Em decorrência disso, temos que controlar o nosso consumo, e assim rever gastos e planejar nossas finanças’’, enfatiza o gestor.

Os gastos diários e as despesas no geral, incluindo farmácia, abastecimento de combustível dos veículos, supermercado, entre outras, devem ser discutidas com toda família. Finanças pessoais, dinheiro e planejamento financeiro são assuntos fundamentais para a formação de pessoas capazes de praticar o consumo consciente.

Cuidado com as parcelas

Outro ponto importante que o superintendente destaca, é ficar atento às parcelas do cartão de crédito, crediário de lojas, assim como os boletos. “Às vezes o consumidor é atraído pela quantidade de parcelas, esquecendo que os juros embutidos e fazendo novas dívidas. Ao se empolgar com os valores baixos por dividir várias vezes, ao somar no fim do mês todas as parcelas, pode ter todo orçamento familiar comprometido”, ressalta.

Não caia em tentação

 No início do ano, também é comum muitos estabelecimentos comerciais fazerem promoções de móveis, eletrodomésticos, brinquedos e diversos utensílios. Mas o Procon Tocantins destaca que se não tiver planejamento, é recomendável que os consumidores priorizem o pagamento de contas parceladas e não esquecer que no mês de janeiro têm as despesas com material escolar, educação e os impostos.

“Por mais que pareça lógico, jamais o consumidor deve gastar mais do que seu salário. É preciso ser realista e saber quanto ganha e quanto gasta. E eliminar despesas desnecessárias, além de ter uma reserva financeira para casos de emergência ou imprevistos”, explica.

Precisa de ajuda?

E aquele consumidor que já iniciou o ano superendividado, o Procon Tocantins possui o Núcleo de Núcleo de Atendimento ao Superendividado (NAS).  O programa além do apoio, identifica, orienta, educa e promove audiências de repactuação de dívidas com seus credores. Possibilitando ainda a realização de acordo, com o orçamento familiar, de modo a garantir a subsistência de sua família. Clique e saiba mais como participar.  Clica aqui

*Secom Tocantins