Palmas
26º
Araguaína
27º
Gurupi
28º
Porto Nacional
26º
FIQUE ATENTO!

Recenseadores aprovados para o Censo 2022 devem apresentar documentação nesta sexta

15 julho 2022 - 09h55Por G1 Tocantins

Os candidatos aprovados para as vagas de recenseador no Censo 2022 devem apresentar a documentação até esta sexta-feira (15). No Tocantins são 1.374 pessoas convocadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A coleta de informações do Censo Demográfico começa em todo o país no dia 1º de agosto e deverá mobilizar mais de 200 mil pessoas. O recenseamento, que ocorre a cada dez anos, deveria ter ocorrido em 2020, mas vem sendo adiado devido à pandemia de Covid-19 e falta de verbas.

Segundo o IBGE, os aprovados devem entregar a documentação das 9h às 17h, nos endereços disponíveis no site do Instituto. Nas localidades onde há mais de um endereço e não foi feita uma escala, o candidato poderá escolher onde entregar os documentos.

O IBGE informou que os candidatos estão sendo convocados por meio de e-mail ou telefone. Os aprovados deverão se apresentar para o treinamento presencial dos recenseadores que será no período de 18 a 22 de julho.

O treinamento também tem caráter eliminatório e classificatório. O processo contará com duas etapas: autoinstrução e presencial. Na etapa de autoinstrução, o candidato deverá realizar a leitura prévia do manual do recenseador, que já foi disponibilizado.

A etapa presencial terá duração de cinco dias, com carga horária de oito horas diárias. Os candidatos que realizarão a coleta de dados de Povos e Comunidades Tradicionais (PCT) terão mais um dia de capacitação.

A contratação do recenseador só se dará após a aprovação no teste final do treinamento presencial.

Atraso no Censo

O recenseamento do país, que ocorre a cada dez anos, deveria ter ocorrido em 2020, mas foi adiado devido à pandemia de Covid-19. A destinação de uma verba de valor menor que o pedido pelo IBGE também provocou o adiamento do processo.

O levantamento faz uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país.