Palmas
28º
Araguaína
29º
Gurupi
30º
Porto Nacional
28º
INCENTIVO FINANCEIRO

Ruraltins inicia Mutirão do Crédito para atender agricultores familiares do Tocantins

29 novembro 2023 - 08h19

A última semana de novembro inicia com o Mutirão do Crédito, em todo Estado. A ação é uma iniciativa do Governo do Tocantins por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). O objetivo é atender às demandas dos agricultores familiares em todas as regiões, e proporcionar acesso facilitado a recursos financeiros para impulsionar as atividades produtivas dos agricultores familiares. O Mutirão ocorrerá entre os dias 27 a 30 de novembro.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os atendimentos estão em pleno funcionamento em todos os escritórios do Ruraltins no Estado, e busca abranger o maior número possível de agricultores.

Em Miracema, as operações de atendimento aos produtores começaram cedo, e gera boas expectativas tanto para os agricultores, que buscam aprimorar sua produtividade por meio do crédito, quanto para o Governo, que almeja contribuir significativamente para o desenvolvimento das propriedades rurais. A previsão otimista é que, em 2024, a agropecuária no Tocantins tenha colheitas abundantes.

O Supervisor Regional de Miracema, Railton de Azevedo Rocha, expressou sua confiança em atender um grande número de produtores durante o mutirão. Conforme a demanda, os produtores serão agendados, para garantir que todos tenham acesso ao projeto ainda este ano.

Railton enfatizou que, “embora nem todas as linhas de crédito rural estejam disponíveis este ano, a ação permitirá encaminhar projetos para análise pelos agentes financiadores. Isso possibilitará que os produtores comecem 2024 com recursos aprovados, iniciando o ano com boas perspectivas de produção”, explicou Railton.

O produtor Reldes Pascoal de Lima, do Assentamento Olho D'água, compartilhou sua satisfação ao buscar financiamento pelo Ruraltins para ampliar sua produção de abacaxi.

"É a primeira vez que busco financiamento por meio do Ruraltins, e estou com uma esperança muito boa de ampliar minha área de produção de abacaxi. Atualmente planto em torno de 20 mil pés de abacaxi, quero aumentar para 50 mil pés do fruto. Estou conseguindo um crédito de R$25 mil reais, que já vai dar uma melhorada boa na minha produção", disse o produtor.

Outra beneficiária, dona Luziene Alves da Cunha, do Assentamento Água Fria II do município de Tocantínia, busca uma linha de crédito para aprimorar sua produção de aves. Com o financiamento, ela espera expandir sua produção, melhorar a área de pastagem e construir um poço, que irá contribuir para uma renda mais sólida.

"A gente espera do Governo esse apoio para melhorar nossa produção. Comecei uma criação de galinhas, mas ainda não é o suficiente, o projeto é pequeno, e com a ajuda de um financiamento, espero muito melhorar minha produção, com a área de pastagem e a construção de um poço. O crédito com certeza vai tornar meu negócio mais efetivo e minha renda melhor", afirmou Luziene.

De acordo com dados levantados pela gerência de Crédito do Ruraltins, Miracema se destaca como um dos municípios que mais realizaram projetos de crédito nos últimos cinco anos. Em 2023, foram aproximadamente 1 milhão e seiscentos mil reais em projetos, com a expectativa de alcançar 1 milhão e oitocentos mil ainda este ano, considerando que são projetos de pequeno porte.

A ação do Governo do Tocantins, aliada ao engajamento dos agricultores, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar no Estado, e promove perspectivas positivas para o setor agropecuário em 2024.

*Ascom