Palmas
29º
Araguaína
28º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
EM PALMAS

Servidores do Governo do Tocantins participam de palestra sobre tributação com secretário da Fazenda do Maranhão

06 julho 2022 - 16h44

Nesta quarta-feira, 6, ocorreu no auditório da Escola de Gestão Fazendária (Egefaz), em Palmas, o ciclo de palestras, promovido pela Secretaria de Estado da Fazenda do Tocantins (Sefaz), com o tema Boas Práticas de Tributação na Atualidade, com a palestra do secretário da Fazenda do Estado do Maranhão, Marcellus Ribeiro Alves.

A palestra foi um intercâmbio entre as Secretarias de Estado da Fazenda, quando foram apresentados práticas, recursos tecnológicos, projetos e serviços aplicados na Sefaz do Maranhão. As boas práticas e os sucessos nas arrecadações foram possíveis graças a alguns mecanismos implementados para universalizar a fiscalização, como o Sistema Integrado de Intimação Fiscal e Auto de Infração Fiscal (Siaif), um modelo, criado em 2015, que, a partir de cruzamento de dados, massifica o lançamento de crédito tributário e formaliza a notificação de pagamento de tributos, tudo de forma digital.

O secretário de Estado da Fazenda do Tocantins, Júlio Edstron, afirmou que o momento é único e as práticas devem ser adotadas para a realidade tocantinense. “Essa é uma reunião de alinhamento e, juntamente com a equipe do Maranhão, esperamos avançar em uma tributação justa, com facilidades para o contribuinte e melhoria para o Estado. A intenção é melhorar o serviço da nossa secretaria e a qualidade de vida do cidadão tocantinense”, ressaltou o secretário Júlio Edstron.

Experiência exitosa

O palestrante Marcellus Ribeiro Alves é formado em Ciências Econômicas e Direito, especialista em Direito Tributário pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e, desde 2015, atua como Secretário da Fazenda do Estado do Maranhão. “Nós viemos mostrar uma experiência exitosa, que tivemos no Maranhão, com estratégias de obtenção de receita, que é muito importante nesse momento. Já tivemos diálogos anteriores com a equipe do Tocantins, sabemos a potencialidade do Estado, suas necessidades também e, dentro dessas perspectivas, podemos adaptar nossos moldes e gerar mais benefícios partindo das identificações de demandas específicas do Tocantins”, afirmou o secretário da Fazenda do Estado do Maranhão, Marcellus Ribeiro.

O evento foi voltado para os servidores de todas as pastas do Governo do Tocantins, entre eles estava George Sarmento, que é servidor do Estado, atuando na Secretaria de Estado da Fazendo do Tocantins. Segundo George, a palestra foi de extrema importância, pois, além de capacitar e qualificar os servidores, reforça as ações do Governo do Tocantins e a troca de experiências entre as pastas entre os Estados. “O servidor público se sente valorizado com palestras como esta, de boa qualidade. Sabemos que o palestrante é qualificado e a aplicabilidade de boas práticas em um estado vizinho ao nosso nos deixa animado. Nesse sentido, avançaremos enquanto profissionais e também como cidadãos”, afirmou o servidor.