Palmas
24º
Araguaína
22º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
SAÚDE

SES-TO discute redimensionamento dos fisioterapeutas nas unidades hospitalares estaduais

22 dezembro 2023 - 10h27

Com o objetivo de discutir as demandas e notificações da força de trabalho dos fisioterapeutas que atuam nas unidades hospitalares geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), ocorreu nessa quarta-feira, 20, uma reunião com representantes da pasta e do Sindicato dos Fisioterapeutas do Tocantins (Sinfito); do Conselho Regional de Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais da 12º Regional (Crefito) e Federação dos Sindicatos de Servidores Públicos no Estado do Tocantins (Fesserto). O objetivo foi a elaboração do Manual de Parâmetros de Dimensionamento, o qual vem sendo produzido para o auxílio da gestão, sobre os plantões e atendimentos a serem realizados pelos profissionais.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Na ocasião, também foram apresentadas sugestões de melhorias na distribuição dos plantões dos profissionais, a fim de evitar sobrecargas de trabalho e consequentes adoecimentos. “A reunião foi bastante produtiva e proveitosa, onde estreitamos os laços, enfatizamos a importância dessa relação entre a gerência e conselhos profissionais e sindicatos e reforçamos que esta gerência está à disposição das entidades para auxílio nas demandas apresentadas e nas que virão. Estamos à disposição das demais classes trabalhadoras para discutirmos demandas sobre força de trabalho nas nossas unidades hospitalares”, frisou o técnico da Gerência de Planejamento e dimensionamento da força de trabalho da SES-TO, Marcus Diêgo Lima Pinto.

“Este diálogo entre as entidades de classe e gestão é benéfico, pois aproveitamos para discutir antes de criar legislação ou normas o caminho para reduzir questionamentos jurídicos e dar fluidez para gestão”, destacou o delegado do Crefito, Raphael Couto.

O tesoureiro do Sinfito, Sandro Adrian, comentou sobre o apoio da Pasta. “Fui o primeiro presidente do Sinfito Tocantins em 2013, fui conselheiro do Creto12 na gestão 2019, 2023 e fui reeleito agora, é a primeira vez que vejo esta atitude da gestão, de procurar as entidades para ajudar a criar normas. Parabenizo a atual gestão por este feito”.