Palmas
21º
Araguaína
23º
Gurupi
21º
Porto Nacional
21º
SAÚDE PÚBLICA

SES-TO se reúne com a UFT para discutir a implantação do hospital universitário

18 novembro 2023 - 11h12

Com objetivo de discutir ações para implantação do Hospital Universitário de Palmas, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) reuniu-se com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), na sexta-feira, 17. Na ocasião, foi tratado sobre o projeto do hospital e a elaboração do estudo a respeito do perfil de saúde, a intenção é ofertar atendimentos médicos que a população tocantinense necessita. A área para construção do hospital já foi cedida pelo Estado.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O diretor de Regulação, Monitoramento e Avaliação do Trabalho da SES-TO, Robson José Silva, relatou que "essa reunião hoje com a Universidade Federal foi importante para poder pensar num hospital universitário que atenda as necessidades sociais de saúde da população tocantinense e que também qualifique a rede do Sistema Único de Saúde do Tocantins".

O vice-reitor da UFT, Marcelo Leineker, afirmou que "com a tomada do processo de construção do hospital universitário, o momento é de entrar em contato com os demais agentes do Estado, municípios, pra gente poder fazer o direcionamento e o trabalho de traçar o perfil das especialidades que o hospital vai atender. Esse momento foi muito importante, porque foram apresentados todos os estudos que estão prontos no contexto da Secretaria, a partir disso, nós vamos conseguir agora trazer para o inicio de discussão junto a comunidade acadêmica para trabalhar o desenvolvimento do perfil do hospital universitário".

Na primeira etapa do projeto do Hospital Universitário de Palmas, serão construídos 210 leitos. No projeto inclui 400 leitos, sendo 360 para internações, com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, neonatal e coronariana. Serão 40 leitos de apoio, com diagnóstico por imagens, hemodiálise, centro cirúrgicos e obstétricos. No hospital também haverá 46 consultórios e 16 salas de cirurgias.

*Ascom