Palmas
31º
Araguaína
34º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
METEOROLOGIA

Temperatura no Tocantins promete subir em meio a alerta de nova onda de calor

14 novembro 2023 - 08h24

O "póbi do tocantinense" esperou com ansiedade a chegada da chuva após um longo período de estiagem. No entanto, apesar de ter chovido por alguns dias, o calor persiste no estado e deve continuar ainda mais forte nos próximos dias. Isso porque algumas regiões podem registrar temperaturas mais altas devido a uma nova onda de calor.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O alerta vermelho, que significa grande perigo, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso iniciou nesta segunda-feira (13) e segue até a próxima sexta-feira (17). Durante esse período, a temperatura ficará 5ºC acima da média.

Cerca de 60 cidades estão incluídas na nova onda de calor. Algumas delas são Palmas, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Dianópolis, Peixe, Araguaçu, Aliança e Cariri do Tocantins.

A capital Palmas que chegou a registrar 33ºC nos últimos dias deve marcar 38ºC nesta segunda-feira.

Alerta de risco à saúde

O Inmet emitiu o alerta para 14 estados e Distrito Federal sobre riscos à saúde. Os alertas se concentram nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, mas também alcançam estados do Norte e do Sul do país.

Os alertas de perigo exigem atenção sobre condições meteorológicas e riscos que possam ser inevitáveis. Já os alertas de grande perigo se referem a situações em que estão previstos fenômenos meteorológicos de intensidade excepcional, com riscos para a integridade física.

*G1 Tocantins