Palmas
25º
Araguaína
27º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
SAÚDE

Tocantins inicia campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação

08 agosto 2022 - 16h30

Iniciou-se na segunda-feira, 08, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. O objetivo é alcançar 95% das crianças de 1 a 5 anos (99.170 no Tocantins), contra a poliomielite e ampliar o número de vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

A campanha segue até o dia 09 de setembro e no Tocantins, mais de 300 salas de imunização já estão abastecidas de imunizantes e insumos necessários para a demanda do Estado. “Este é um momento importante em que toda população deve se mobilizar para vacinar nossas crianças e adolescentes. O Tocantins está com índices baixos em todos os imunizantes e isso é preocupante”, destacou a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Perciliana Bezerra.

Como parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), as vacinas disponíveis para crianças são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba).

Já especificamente para os adolescentes o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

“Especificamente sobre a poliomielite, a última campanha foi realizada de 5 a 30 de outubro de 2020, portanto temos um número expressivo de crianças que precisam ser imunizadas. Precisamos de toda a população envolvida neste processo, para que não tenhamos retrocesso na proteção de nossas crianças e o retorno de doenças já erradicadas”, enfatizou a gerente de Imunização da SES-TO, Diandra Sena.