Palmas
21º
Araguaína
22º
Gurupi
20º
Porto Nacional
21º
DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

Tocantins registra queda de quase meio milhão de raios no primeiro mês de 2024

06 fevereiro 2024 - 11h04

Por causa do fenômeno climático El Niño, que deve durar até abril desse ano, o Tocantins tem registrado um aumento de descargas atmosféricas. Somente em janeiro deste ano 494.418 raios atingiram o estado. Atualmente o Tocantins está com alerta amarelo de chuvas intensas, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Os dados são coletados a partir de um monitoramento do grupo Storm em parceria com a Energisa. Segundo os dados, em 2023, mais de 5,1 milhões de descargas atmosféricas atingiram o estado. O número é maior se comparado ao ano anterior quando foram registrados 3,4 milhões de raios.

Em janeiro deste ano, 11 vacas morrem após serem atingidas pela descarga elétrica de um raio em Taipas, na região sudeste do Tocantins. Os animais estavam debaixo de uma árvore.

Danos em equipamentos

Nesse período chuvoso as descargas podem causar oscilações na energia. Caso algum equipamento de casa queime, a pessoa deve solicitar o ressarcimento em um prazo de 90 dias, segundo o Procon Tocantins.

A concessionária, assim que receber a solicitação, precisa responder o consumidor em até 15 dias.

Uma vistoria deverá ser feita para comprovar o problema em um prazo de 10 dias. Esse procedimento, conforme o Procon, não deve ter nenhum custo para a pessoa que perdeu o bem.

Passado esse prazo, a empresa também terá mais 20 dias para providenciar o conserto, substituição ou mesmo o ressarcimento do valor do produto queimado.

Se for uma geladeira ou outro eletrodoméstico que é usado para a conservação de alimentos ou medicamentos, esse prazo reduz consideravelmente. A concessionária tem apenas um dia para resolver a situação do cliente.

Recomendações

  • Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
  • Não faça manutenções quando estiver chovendo
  • Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
  • Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193

Previsão de chuvas

Para esta esta terça-feira (6) a previsão é de pancadas de chuvas pela manhã e tarde. A temperatura máxima será de 33 graus e mínima de 23. Já na quarta-feira (7), a previsão é de chuvas e dia nublado.

No norte do estado, em Araguaína, o Inmet prevê pancadas de chuvas na terça. A temperatura máxima será de 33 graus e mínima de 24. Na quarta a previsão também é para dia nublado.

*G1 Tocantins