Palmas
32º
Araguaína
35º
Gurupi
34º
Porto Nacional
32º
SOL E CHUVA

Tocantins tem alertas para tempestade e onda de calor; veja em quais regiões

15 dezembro 2023 - 08h29

Os tocantinenses podem esperar um misto de chuva e muito sol até o final de semana. Isso porque dois alertas, sendo um amarelo para tempestade e outro laranja para onda de calor, foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As mudanças climáticas devem atingir o estado durante todo o final de semana.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O alerta para tempestade é para boa parte do estado, exceto alguns municípios das regiões sul, sudesnte e noroeste. O aviso é válido até esta sexta-feira (15), às 10h. Nesse período as chuvas podem atingir 20 a 30 mm/h ou até 50mm/dia, além de ventos intensos de 40 a 60 km/hora.

Já o alerta laranja para onda de calor, que representa perigo, vai até este domingo (17). A onda de calor deve chegar em cidades das regiões sul e central. Segundo o Inmet, as temperaturas podem subir cerca de 5ª da média prevista em período de três a cinco dias.

Tocantins também tem alerta amarelo para baixa umidade em 18 cidades da região sul do estado. O aviso vai até às 23h desta quinta-feira (14).

Em Palmas a temperatura máxima deve ficar em média de 35 graus nesta quinta e sexta-feira e mínima de 22 graus. Já em Gurupi a temperatura máxima será de 36 graus na sexta e mínima de 24. No norte, em Araguaína, os moradores podem esperar uma temperatura máxima de 32 graus, com possibilidade de elevação e mínima de 23 graus.

Orientações

Para a onda de calor é necessário redobrar a hidratação e fazer uso de protetor solar
Já para os casos de tempestade, é preciso ter cuidado com as rajadas de vento: não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, por causa dos raios
Evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para apoio e mais informações, ligar para a Defesa Civil pelo 199 e ao Corpo de Bombeiros pelo 193

*G1 Tocantins