Palmas
24º
Araguaína
23º
Gurupi
22º
Porto Nacional
23º
METEOROLOGIA

Tocantins tem dois alertas de chuvas intensas no período de carnaval

09 fevereiro 2024 - 09h20

Os foliões podem esperar por uma 'chuvinha' nesse final de semana de carnaval. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas amarelo e laranja para chuvas intensas no Tocantins. O aviso vai até esta sexta-feira (9), às 10h. Nesse período as chuvas podem ter volumes entre 20 a 30 milímetros por hora.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

O alerta amarelo, que representa perigo potencial, é para parte da região central até o Bico do Papagaio. Já o laranja, que significa perigo, pega parte da região central até o sul do estado. O Inmet orienta a população para que tenha cuidado aos riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Somente em janeiro deste ano, o Tocantins registrou 494.418 descargas atmosféricas. O aumento está relacionado com o fenômeno climático El Niño, que deve durar até abril.

Tomar um banho de chuva

Quem for curtir a programação de carnaval já pode se preparar para um 'banho de chuva'. Em Palmas a previsão é de pancadas de chuvas para o dia inteiro. A temperatura máxima será de 32 graus e mínima de 25. Já no final de semana a temperatura máxima não deve passar dos 30 graus e a mínima será de 23.

Deve cair chuva também em Gurupi durante todo o dia nesta sexta-feira. No final de semana a temperatura máxima deve variar entre 29 graus no sábado e 28 graus no domingo.

No Bico do Papagaio, em Xambioá, a temperatura máxima será de 31 graus nesta sexta. Há previsão de pacandas de chuvas para todo o dia. No sábado e domingo a temperatura máxima será de 29 graus e mínima de 23.

Apesar da previsão de chuva, em Porto Nacional a temperatura deve ficar nos 30 graus neste final de semana. Na sexta-feira, a temperatura máxima será 32 e no sábado e domingo 30 graus.

Em caso de temporal, cuidado...

  • Durante as rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
  • Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada
  • Caso perceba que alguma parede da sua casa está úmida, não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas nela
  • Não faça manutenções quando estiver chovendo
  • Fique longe de áreas abertas, como campos de futebol. Também mantenha distância de piscinas, lagos, árvores, antenas e locais elevados
  • Para informações ou em caso de acidentes ligue para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo de Bombeiros pelo 193

*G1 Tocantins