Palmas
33º
Araguaína
29º
Gurupi
27º
Porto Nacional
33º
TOCANTINS

Unitins prepara especialização em mineração e discute implantação de novos cursos

07 julho 2022 - 08h31

A Agência de Mineração do Tocantins (Ameto) participou nesta quarta-feira, 06, de reunião com a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) para discutir a implantação de uma pós-graduação no campo da mineração, além de cursos de graduação e tecnólogos, visando a formação de mão de obra qualificada para o setor de mineração.

No encontro, foi definido que a iniciação do projeto acontecerá com a criação de pós-graduação e, posteriormente, haverá ampliação para implantação de cursos de graduação e tecnólogo. Uma comissão será designada para estudar o formato, custos e multidisciplinaridade da pós-graduação. Para formalização da parceria entre as duas instituições será assinado um termo de cooperação técnica.

O presidente da Ameto, Mauro Mota, comemorou a parceria. “Existe uma demanda no setor de mineração por mão de obra qualificada e, com essa parceria, Ameto e Unitins contribuem para que as pessoas tenham uma oportunidade de formação para o mercado de trabalho e uma carreira profissional dentro do próprio Estado e até mesmo na própria cidade de origem”, disse.  

O reitor da Unitins, Augusto de Rezende Campos, destacou que é um desejo do Governo do Estado que a universidade apoie a formação de mão de obra qualificada. “Não tem como pensar em desenvolvimento do Estado sem olhar para as cadeias produtivas e a mineração”, declarou.

Participaram do encontro o professor da Unitins, Fred Newton da Silva Souza, e da equipe técnica da Ameto, o diretor de geologia e mineração, Otton Nunes Pinheiro, o geólogo, Sanclever Peixoto, a engenheira de minas, Luísa de Deus, a também engenheira de minas, Caroline Dourado e o assessor jurídico, Lourenço Corrêa Bezerra.