Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
EM ARAGUAÍNA

Funcionários de frigorífico denunciam contágio por Covid em massa: "nem deveria estar aberto"

19 maio 2020 - 11h35Por Redação

Um frigorífico de Araguaína, no Norte de Estado é alvo de várias denúncias que foram encaminhadas ao Portal O Norte relacionadas ao descumprimento de recomendações para impedir o avanço do novo Coronavírus. 

"Medo do contágio", é o que relata funcionários e familiares de colaboradores que estão entrando em contato com nossa redação. De acordo com as denúncias, na indústria "Boi Brasil' que emprega dezenas de trabalhadores, várias pessoas já foram diagnosticadas com Covid-19 e muitas continuam trabalhando mesmo com os sintomas da doença. 

"Fiquei sabendo que pelo menos 5 funcionários testaram positivo e eles tiveram contato com outras pessoas que trabalham lá", afirma uma familiar de um profissional contratado. 

Outro denunciante que trabalha no frigorífico, confirma a situação e diz que está com medo: "Na minha casa tenho familiares do grupo de risco e meu medo é pegar essa doença e acabar contagiando eles. Do jeito que está a gente teme sim pelo pior", lamenta. 

"Tenho dois conhecidos que testaram positivo e estão em isolamento, mas colegas da mesma área deles continuam trabalhando e não fizeram nenhum teste. As autoridades precisam saber, precisam fiscalizar.", disse uma das denunciantes.

Um dos funcionários que entrou em contato com o site destaca que "Seis pessoas do abate foram afastadas por estarem com sintomas, outras três que trabalham na área de inspeção sanitária e assim muita gente. Até onde eu sei, tem mais de 25 funcionários afastados. Na situação em que está, o frigorífico nem deveria estar funcionando!", observa. 

O outro lado

O Portal O Norte procurou a empresa para se manifestar sobre as denúncias. Por telefone, um dos representantes confirmou a existência de casos de Covid-19 entre os colaboradores, mas garantiu que os diagnosticados e que apresentaram sintomas clássicos da doença foram afastados. O frigorífico disse ainda que, todas as normas recomendadas de prevenção ao novo Coronavírus estariam sendo cumpridas na unidade. 

Questionado sobre a quantidade de funcionários que estão em isolamento, a empresa preferiu não comentar, bem como a quantidade de trabalhadores que atuam no frigorífico em Araguaína. Segundo funcionários da unidade, são cerca de 200 pessoas. 

O Boi Brasil está localizado no povoado Água Amarela,  onde de acordo com dados divulgados pelo município, existem 7 casos confirmados de Covid-19 na região. Conforme um dos denunciantes, todos esses casos registrados seriam de funcionários do frigorífico. 

A prefeitura

Nossa reportagem também procurou a prefeitura de Araguaína para esclarecimentos sobre a situação, já que representantes da empresa destacaram que recebem diariamente a visita de agentes da vigilância sanitária.

Em nota, a prefeitura informa que todos os funcionários do frigorífico que tiveram diagnósticos positivo para covid-19 estão cumprindo o isolamento domiciliar e destacou que a Vigilância Sanitária faz fiscalização constante nessa indústria, sendo a última realizada na sexta-feira, 15, e constatou que a empresa está cumprindo rigorosamente o protocolo de segurança.

Ainda de acordo com a nota, Araguaína foi a primeira do Estado a adquirir os testes rápidos na Região Norte e está produzindo o próprio swab para ajudar desafogar a demanda do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen-TO). Proporcionalmente, é a cidade que mais testou no Estado.

A prefeitura não informou quantos funcionários do frigorífico foram diagnosticados com a doença.