Palmas
24º
Araguaína
26º
Gurupi
27º
Porto Nacional
29º
LUTO!

Líder quilombola no Tocantins, Dona Camila, morre aos 81 anos

29 novembro 2019 - 09h02Por Redação

Morreu nesta quinta-feira (28), aos 81 anos, a matricarca da comunidade quilombola do Lajeado, distrito de Dianópolis, Camila Martins mais conhecida popularmente como Dona Camila que era uma das mais importantes defensoras do direito da comunidade. 

Em, nota, o governador Mauro Carlesse (DEM) lamentou o falecimento de Dona Camila: "...é a personificação da força das mulheres quilombolas do Tocantins diz o trecho da nota. 

Notas de pesar

________________

Com imenso pesar recebi, na tarde desta quinta-feira, 28, a notícia do falecimento da Dona Camila, matriarca da comunidade quilombola do Lajeado, distrito de Dianópolis.

Incansável e ferrenha defensora dos direitos da comunidade, Dona Camila é a personificação da força das mulheres quilombolas do Tocantins. Rica em sabedoria acumulada em 81 anos de vida dedicados à causa quilombola, Dona Camila deixa um legado de luta em defesa dos direitos, melhores condições de vida e preservação da cultura quilombola.

Neste momento de dor, rogo a Deus que console os corações dos familiares e amigos que se despedem de Dona Camila, dando a ela o descanso merecido de uma vida em prol de sua comunidade.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

________________

Recebi com grande pesar a triste notícia do falecimento da dona Camila Martins de Deus. Mulher íntegra, de luta, líder nata, buscou incansavelmente a valorização do seu povo.

Presidente da Comunidade Quilombola do Lajeado, na zona rural de Dianópolis, deixa sem dúvidas o seu legado na história do Tocantins. Que sua garra e resistência sirvam de incentivos àqueles que ficam.

Peço a Deus, neste momento de dor, que conforte o coração de todos, e que receba sua filha em Seus braços.

Deputado Federal Vicentinho Júnior e família