Palmas
30º
Araguaína
33º
Gurupi
32º
Porto Nacional
28º
MUNDO PET

Você sabe como escolher a ração ideal para o seu cachorro?

09 fevereiro 2024 - 10h38

Os animais domesticados ganharam os corações e lares dos brasileiros. Eles são considerados membros da família que merecem todo cuidado, carinho e atenção. Com isso, a indústria percebeu uma nova demanda e passou a criar produtos específicos para os bichinhos de estimação, como brinquedos, coleiras especiais, caixas de transporte e uma grande variedade de ração. 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

De acordo com o Censo Pet do Instituto Pet Brasil – IPB, metade dos domicílios no Brasil possui ao menos um pet, o que corresponde a cerca de 150 milhões de animais. 

Há mais bichos do que crianças, é o que registra o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse grupo, temos aproximadamente 54 milhões de cães, e os tutores querem sempre o melhor para os seus fiéis amiguinhos. 

Quando o assunto é alimentação não é diferente. Essa rotina é fundamental para a promoção da saúde e do bem-estar dos bichinhos e deve ser escolhida com cuidado e atenção.

O setor de produtos, serviços e comércio de animais de estimação registrou faturamento de R$ 51,7 bilhões em 2021. O levantamento do IPB aponta alta de 27% em relação à movimentação do ano anterior. E o segmento Pet food representou R$ 28 bilhões, ou 55% do faturamento.

Vamos entender, agora, um pouco mais como promover uma alimentação saudável para o seu cachorro. 

O que deve ter na alimentação dos cachorros?

A alimentação dos cachorros deve conter uma grande variedade de nutrientes importantes para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Eles são responsáveis por contribuir com funções básicas dos sistemas desses animais e, por isso, merecem total atenção. 

Quais são os tipos de ração para cachorros?

O mercado oferece diversas opções de ração para cães de acordo com as diferentes necessidades dos animais, como porte, raça, problema de saúde (diabetes, obesidade, problemas digestivos etc). Esses alimentos seguem recomendações de instituições especializadas em nutrição, mas apresentam variações em sua composição.

As rações também podem ser divididas de acordo com a idade: filhote, adulto e sênior. Cada fase da vida do cachorro apresenta necessidades específicas e, por isso, as rações possuem textura, palatabilidade e nutrientes diferentes, a fim de suprir as necessidades do animal.

Outra classificação é relacionada à umidade. Essa especificação é dividida em três categorias:

  • Rações secas apresentam grande quantidade de carboidratos e boa ação antioxidante. Por isso, também são boas fontes de energia. Esse tipo de ração apresenta custo mais baixo e alta durabilidade.
  • Rações semi úmidas apresentam boa digestibilidade e palatabilidade. São conservadas com o auxílio de umectantes, que colaboram para a manutenção da umidade.
  • Rações úmidas passam por vários processos industriais, possuem maiores teores de água em sua composição e, consequentemente, têm alta palatabilidade.

Rações de acordo com a classificação comercial

Outra subdivisão muito usada no mercado de pets é a classificação comercial. Elas não trazem parâmetros legais, mas normalmente estão associadas à sua produção e aos ingredientes.

Vamos conhecer três dos principais tipos usados pelo pet shops:

  • Econômica: é uma ração com formulação variável, composta por ingredientes mais baratos e uma parcela grande de nutrientes de origem vegetal. Rica em fibras e matéria mineral, geralmente apresenta menores digestibilidade e palatabilidade.
  • Premium: tem como prioridades a digestibilidade e a palatabilidade, com níveis nutricionais altos, que impactam a saúde do cachorro, com prevenção e tratamento de doenças.
  • Superpremium: a formulação é fixa, com ingredientes de valor nutricional e econômico altos. O processamento utiliza a mais alta tecnologia em nutrição, com o objetivo de oferecer alta digestibilidade, disponibilidade dos nutrientes e densidade nutricional.

 Agora que você sabe a diferença entre os principais tipos de rações, já pode escolher com mais assertividade qual o alimento ideal para o seu pet. 

Falando nisso, convidamos você para conhecer a VILLA PET em Araguaína que oferece uma variedade de rações, produtos, medicamentos e serviços para atender o seu amiginho de 4 patas.