Palmas
30º
Araguaína
30º
Gurupi
28º
Porto Nacional
30º
ALERTA!

Confira dicas de como proteger o seu pet do barulho dos fogos nas festas de fim de ano

23 dezembro 2023 - 08h51Por Da Redação

Os fogos de artifícios convencionais, usados por muitas pessoas como cenário para fotos bonitas nas festividades de fim de ano, causam muito estresse nos em cães e gatos por causa dos barulhos. Além disso, os bichinhos podem correr riscos de saúde devido a essa prática.

Este artigo explica quais são os perigos dos fogos para os animais e dá dicas de como protegê-los.

Por que os animais sofrem com o barulho?

Tanto os gatos quanto os cachorros são mais sensíveis a sons e ruídos. Eles possuem uma capacidade auditiva quase 4 vezes maior que um ser humano. Então, isso reflete diretamente no incômodo que eles sentem diante dessas situações, como a queima de fogos.

Perigos dos fogos de artifício

Também devido ao barulho, os animais tendem a ficar desorientados, ansiosos e com medo. Esse é o motivo quando eles tentam fugir ou se esconder. Nesse momento de vulnerabilidade que “mora” o perigo.

Eles normalmente se machucam em portões, eles ficam desorientados e mais predispostos a serem atropelados, a serem atacados por outros animais, disse.

00:00/05:34

Nessa época de fim de ano, o hospital em que Thais trabalha já se prepara para receber animais que chegam cortados, lacerados, precisando de sutura na pele e vítimas de atropelamento.

Em casos mais raros, os animais podem desenvolver crises convulsivas ou sofrer o rompimento dos tímpanos, caso o rojão seja manuseado próximo ao animal.

O que fazer para proteger o pet?

A veterinária recomenda que os animais estejam identificados nas coleiras com nome do tutor e telefone, para caso eles fujam de casa.

A principal dica para evitar a fuga e diminuir o sofrimento do animal é a presença do seu tutor.

“A ausência do dono na hora da queima de fogos pode aumentar muito o medo, sofrimento e a ansiedade. O ideal é que eles não fiquem sozinhos”, disse.

Além disso, a profissional deu dicas que podem ajudar a diminuir o desconforto e o estresse dos animais, como:

  • Não deixar os pets sozinhos no momento dos fogos de artifício
  • Encontrar um espaço confortável que tenha menos ruídos
  • Ficar em um ambiente fechado que não tenha como o animal fugir
  • Deixar de fácil acesso o local que ele gosta de se esconder
  • Fechar as cortinas para diminuir a entrada de luz
  • Distrair os bichinhos com petiscos e brinquedos
  • Colocar músicas relaxantes

Caso seu animal já tenha um histórico de sofrimento fora do normal, o tutor não deve medicar os bichinhos sem orientação médica.

Nesses casos é interessante que procure um médico veterinário da sua confiança para que ele possa prescrever alguma medicação.

Gostou desse conteúdo, aproveitamos você para conhecer a VILLA PET em Araguaína onde você encontra tudo o que precisa para seu amigo de quatro patos, além de serviços de banho, tosa, creche e hotelzinho.