Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
BEM ESTAR

Entenda por que colocar o seu filho desde cedo na natação infantil

27 fevereiro 2024 - 11h19

A natação infantil contribui para o desenvolvimento das crianças de muitas maneiras. Os benefícios do esporte incluem melhorias físicas e mentais, além de trabalhar habilidades sociais e confiança.

É importante que todas as crianças conheçam as habilidades de sobrevivência na água e saibam nadar. 

Apesar de as aulas de natação não eliminarem completamente o risco de afogamento, elas mantêm os pequenos mais seguros e ajudam a prevenir acidentes trágicos, principalmente para crianças com mais de 1 ano.

Neste artigo, você descobrirá quais são os benefícios da natação e de que forma eles influenciam no desenvolvimento infantil. Confira! 

QUANDO A NATAÇÃO PARA AS CRIANÇAS É ADEQUADA?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, a natação infantil é indicada para crianças a partir de 6 meses. Isso porque, nessa faixa etária, o ouvido está desenvolvido o suficiente para impedir a entrada da água. Além disso, diminui os riscos de infecção, uma vez que o bebê já está imunizado contra algumas doenças. 

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DA NATAÇÃO INFANTIL? 

Agora que você já sabe quando a natação é indicada para crianças, veja abaixo quais são os benefícios desse esporte para os pequenos. 

1. MELHORA DA CAPACIDADE CARDIOPULMONAR

Um dos benefícios da natação infantil é que as condições pulmonares e cardíacas das crianças melhoram significativamente. E, por causa de todos os movimentos do esporte, as crianças desenvolvem força e resistência. 

Além disso, a natação aumenta a flexibilidade e o equilíbrio do corpo. Crianças que nadam regularmente podem evitar problemas de saúde associados à obesidade infantil, problema que afeta uma em cada dez crianças brasileiras de até 5 anos, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani-2019).

2. REDUZ RISCOS DE AFOGAMENTO 

Todos os anos dezenas de pessoas morrem vítimas de afogamento no Tocantins, incluindo crianças, jovens e adultos. 

Ao procurar por aulas de natação infantil, você deve optar por uma escola que mostre dicas de segurança na água. Assim, é possível ter mais tranquilidade quando a criança estiver praticando o esporte. 

3. PERDEM O MEDO DA ÁGUA 

Ao aprender a nadar, muitos alunos têm medo da água. No entanto, quando superam esse obstáculo, as crianças se beneficiam do desenvolvimento da confiança e da autoestima. 

Essa confiança pode se tornar muito útil em situações sociais quando se comunicam com os pares. As crianças também desenvolvem uma atitude positiva em relação à atividade física, melhorando a autoestima, uma vez que percebem que podem superar os obstáculos. 

4. MELHORA A MEMÓRIA

A natação também ajuda a fortalecer a parte do cérebro associada ao aprendizado e à memória. Então, à medida que seus filhos dominam os nados peito, borboleta, crawl e costas, pense em todo o bem que isso está fazendo, não apenas para os corpos, mas também para as mentes.

5. ATIVIDADE FÍSICA DIVERTIDA 

A natação infantil é um método divertido para manter os filhos ativos e saudáveis durante todo o ano. Embora a maioria das pessoas saiba que o esporte é um excelente exercício cardíaco de baixo impacto, também oferece muitos outros benefícios à saúde, como aumentar a resistência, o equilíbrio, a força e a flexibilidade, entre outros. 

Então, se você quer que o seu filho tenha todos esses benefícios para a saúde física, comece a procurar aulas de natação infantil agora mesmo.

6. MELHORAM AS HABILIDADES SOCIAIS 

Ao nadar com outras crianças, os seus filhos desenvolverão um valioso envolvimento social que os ajudará a melhorar as habilidades sociais também fora da escola. 

Quando os seus filhos se envolvem em uma atividade em grupo, encontram outras pessoas com interesses semelhantes. Portanto, a natação é uma atividade social valiosa.

7. CONSTRÓI O CARÁTER 

A segurança na água é uma habilidade que é possível adquirir nas aulas de natação. No entanto, o esporte também ensina outras lições úteis para a vida. 

Quando os alunos aprendem diferentes estilos de natação e métodos de segurança na água, eles também aprenderão sobre perseverança, trabalho duro e resiliência. Essas características são essenciais para o mercado de trabalho. 

8. POTENCIALIZA A CONCENTRAÇÃO 

A natação infantil exige muita coordenação, tanto física quanto mental. Há foco em puxões de braço e controle da respiração, o que não abre espaço para que, naquele momento, se pense em qualquer outra coisa. 

Por essa razão, as crianças se concentram em melhorar as habilidades de natação e começam a ver resultados excepcionais. Elas descobrem que a concentração, realmente, tem um impacto positivo no sucesso delas. 

9. ALIVIA O ESTRESSE 

Devido ao aumento de endorfinas no cérebro, a natação ajuda as crianças a aliviar efetivamente o estresse. Além disso, os pequenos desenvolvem um estilo de vida equilibrado pela rotina proporcionada pela natação.

Um estudo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostra que as crianças, em geral, estão se sentindo mais estressadas. Então, este é o momento ideal para matricular o seu filho em uma escola de natação.

A natação infantil, como visto, pode trazer diversos benefícios para o seu filho e falando nisso convidamos você a conhecer a academia NA MELHOR em Araguaína que oferece aulas de natação para todas as idades com profissionais preparados para atender você e sua família. 

Siga a Na Melhor no Instagram ou entre em contato por meio do WhatsApp: (63) 9282-7572 para saber mais detalhes e condições de pagamento.