Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
VIDA E SAÚDE

Mais que feijoada: conheça 4 benefícios do delicioso feijão preto

15 fevereiro 2024 - 10h50

O feijão preto é um alimento saboroso, muito popular na mesa dos brasileiros. Rico em ferro, mineral essencial para o bom funcionamento do organismo, o feijão preto ajuda no combate ao colesterol por conter alto teor de fibras; a prevenir o câncer, por ter antioxidantes que protegem as células; além de auxiliar no combate de problemas cardíacos, por ser rico em magnésio.

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Desse modo, o feijão é muito saudável e nutritivo, sendo, para muitos, indispensável. E como ninguém dispensa o bom feijão com arroz, vale a pensa conhecer as principais propriedades do que você consome diariamente, não é mesmo? Por isso, fique de olho nos benefícios do feijão para a saúde.

  1. Combate o colesterol

O feijão preto, como já mencionado, é um alimento rico em fibras. Sendo assim, seu consumo regular ajuda a combater o colesterol. Vale ressaltar, contudo, que para isso, é ideal que o alimento seja preparado de forma mais simples e saudável, sem abusar de gorduras e ingredientes muito calóricos.

  1. Ajuda a combater a anemia

Em vista do alto teor de ferro presente no feijão preto, o alimento ajuda a combater anemias. Uma boa dica, inclusive, para agregar ainda mais nutrientes ao feijão é cozinhar, juntamente com os grãos, uma beterraba ou algumas folhas de espinafre. Ambos vegetais também são ricos em ferros e contribuem para ajudar as células de defesa do organismo. Outra boa sugestão, é comer uma laranja depois de ingerir o feijão. A laranja é rica em vitamina C, que potencializa a absorção do ferro pelo organismo.

  1. Protege o coração

Por ser rico em magnésio, o feijão preto ajuda a combater problemas cardíacos, além de contribuir para evitar o aparecimento de coágulos sanguíneos que provocam infartos, por exemplo, por ter antocianinas e flavonoides.

  1. Ajuda no ganho de massa muscular

O feijão preto é um alimento muito nutritivo rico em proteínas e com baixo teor de gorduras. Desse modo, é uma ótima opção para a dieta de quem pretende ganhar massa muscular. Além disso, se consumido com moderação, auxilia também na perda de peso.

E aí gostou desse conteúdo? Falando em feijão preto, aproveitamos para convidar você para saborear uma deliciosa feijoada neste sábado (17), no restaurante RANCHO DO BIÁ em Araguaína. Você não perde por esperar!