Palmas
25º
Araguaína
23º
Gurupi
24º
Porto Nacional
25º
NO TEXAS

Médico fica sem energia e usa carro elétrico para fazer cirurgia

05 setembro 2022 - 15h14Por Olhar Digital

Um médico americano que mora na cidade de Austin, Texas, completou o que talvez seja a primeira cirurgia alimentada por um carro elétrico, no caso uma picape Rivian modelo R1T.

O doutor Christopher Yang estava pronto para começar uma vasectomia em sua clínica quando foi pego de surpresa por uma queda de energia. Como o paciente já estava de folga e não podia reagendar o procedimento, um dos membros da equipe médica teve uma ideia: usar uma extensão para conectar os equipamentos no R1T de Yang para prosseguir com a cirurgia.

Vale lembrar que o Rivian R1T também pode funcionar como uma espécia de gerador móvel de energia, com quatro tomadas disponíveis na caçamba. O doutor Yang usou uma delas para ligar o cabo da extensão.

Vendido atualmente por US$ 73 mil, o modelo oferece 505 km de autonomia (314 milhas). Também há uma versão de longo alcance nos planos da Rivian, a ‘Max Pack’, com 643 km de alcance (400 milhas).

O R1T pode ser encomendado em duas versões: com motor elétrico duplo de 600 cv ou motor quádruplo de 800 cv. Sua aceleração de 0 a 100 km/h, segundo a fabricante, se dá em apenas 3 segundos.

Como se trara de um dos EVs mais procurados do momento, quem compra um R1T hoje deve esperar até o fim de 2023 para receber o veículo.

No fim, o paciente aprovou a ideia e a operação foi um sucesso. O médico compartilhou o feito no Twitter: