Palmas
34º
Araguaína
32º
Gurupi
29º
Porto Nacional
34º
TEMPO LIVRE

O que fazer com o pet nas férias? Confira ótimas dicas!

03 julho 2024 - 09h21

Os tão aguardados dias de férias estão chegando. Você está com tudo programado para curtir a folga? Muita gente aproveita o período para viajar, seja para longe ou para perto, também há quem prefira curtir o sossego da sua cidade nos dias de descanso e aproveitar ainda mais a companhia da família e dos pets. Mas uma dúvida sempre bate: o que fazer para entreter e divertir o pet durante esse período? 

SIGA o Portal O Norte nas redes sociais: FacebookTwitter e Instagram

Com mais tempo livre, as férias são uma oportunidade para intensificar e reforçar a relação com o seu pet. Se for fazer um passeio, que tal escolher um lugar onde ele é aceito? Ou finalmente ir naquele parque novo que abriu na cidade e vocês ainda não conhecem? Com certeza, o pet tem energia de sobra para curtir diversos momentos ao seu lado e deixar suas férias ainda mais gostosas. Confira nossas dicas do que fazer com o pet nas férias!

Brincadeiras 

Os pets amam brincadeiras ao lado dos tutores! Aproveite esse momento para experimentar atividades que estimulem seu patudinho a praticar exercícios. É algo que deixa ele feliz e faz muito bem para a saúde e bem-estar do animal. 

Invista em brincadeiras dentro de casa, como caça ao tesouro ou varinhas para gatos, pega bolinha e brinquedos interativos – daqueles que você esconde o petisco e o pet tem que tirar lá de dentro. Inclusive, essas são algumas maneiras de enriquecer o ambiente para o animal. 

Para amenizar o calorão dos dias de verão, você pode apostar em brincadeiras refrescantes. Banho de piscina, de mangueira ou até mesmo uma bacia com água podem entreter e muito seu pet. Vale também congelar um brinquedinho para ele brincar por horas e reduzir a sensação de calor. 

Dicas de alimentação 

Que tal se aventurar na cozinha para fazer petiscos que seu pet vai adorar? O patudo pode acompanhar toda a movimentação e se deliciar com comidinhas saborosas feitas especialmente para ele. 

A alimentação durante as férias de verão também pode ser uma aliada para manter o pet hidratado. Ração úmida ou sachês, vegetais e frutas podem ser incluídos na dieta para ajudar o pet a ingerir mais líquidos.

Além disso, pode ser um momento de diversão: que tal esconder petiscos ou frutinhas em um bloco de gelo? Assim, o pet é estimulado a descobrir o petisco enquanto se diverte e se refresca. 

Passeios ao ar livre e em espaços pet friendly 

Praias, cachoeiras, parques e até mais caminhadas na rua podem ser incluídas na rotina de férias com o seu pet. Além disso, você pode pesquisar por lugares pet friendly na sua cidade ou próxima dela, para fazer passeios cada vez mais interessantes na companhia do patudo. 

Em geral, espaços ao ar livre são bem aceitos pelos pets já que há espaço para ele correr, brincar e quem sabe até fazer novos amigos. Mas na hora dos passeios, é importante ficar atento: aplique protetor solar no pet e evite os horários de maior incidência solar, entre 10h e 16 horas. 

E o que fazer com o pet quando for viajar?

Se o destino aceitar pets e você sabe que será uma aventura divertida para você e para ele, uma opção é levar o animal junto. Porém, é importante seguir alguns cuidados fundamentais para uma viagem segura e tranquila.

Caso opte por não levar o animalzinho, você tem algumas opções. Confira:

Hotel para pets

Você pode deixar seu companheiro patudo em um hotel especializado em animais domésticos. Além de ter os cuidados básicos como alimentação e acomodação para dormir, esses locais costumam oferecer uma série de atividades diárias para entreter, movimentar e divertir os pets. 

Na hora de escolher, verifique a infraestrutura e a equipe do local para ter a certeza que seu pet estará bem cuidado. Você também pode levar o patudo ao local para ver se ele se sente confortável nele. 

Em Araguaína você pode contar com esse serviço de hotelzinho na VILLA PET. Para saber mais detalhes, siga o perfil no Instagram e chame no direct ou pelo WhatsApp: (63) 99983-8310.

Pet sitter

Existem diversas pessoas que trabalham como pet sitter, ou seja, babás de animais domésticos. Quando você contrata esse tipo de serviço, a pessoa especializada vai até a sua casa diariamente para brincar, alimentar e passear com seu animalzinho. Além disso, ela envia diariamente fotos do animalzinho e conta como ele está durante a sua ausência.

As vantagens desse serviço é que o animal não sofre com a mudança de ambiente e nem de rotina. Você pode encontrar um pet sitter através de aplicativos especializados ou também por indicações de outros tutores que já usam esse tipo de serviço. Quer saber mais sobre esse tipo de serviço? 

Deixe com familiares ou amigos de sua confiança

Essa é uma opção mais em conta e super válida para quem tem uma rede de apoio. O animalzinho pode ficar na casa de familiares ou de amigos que já tenham contato com o pet, facilitando a interação do animal com os humanos e o ambiente. 

Se optar por isso, lembre-se de deixar a ração e petiscos que o animalzinho gosta, além de brinquedos, caminhas e outros itens para ele se sentir em casa. Confira também que o espaço tenha portões ou redes de proteção para garantir a segurança do animalzinho. 

Atenção: nunca deixe seu animalzinho sozinho em casa. Além de deixá-lo triste, isso pode colocar em risco a sua saúde já que o pet necessita de atividades diárias, brincadeiras, água fresca e alimentação adequada para viver bem e feliz. 

As férias são uma oportunidade de viver momentos únicos e criar memórias especiais ao lado do pet. Que tal aproveitar e colocar em prática nossas dicas durante os dias de folga? Muito amor e diversão garantida para os dois! 

*Fórmula Animal