Palmas
28º
Araguaína
27º
Gurupi
27º
Porto Nacional
27º
CONFIRA!

Pix: veja 10 curiosidades e as próximas mudanças no sistema

29 agosto 2022 - 09h03Por Meio Norte

O Pix, sistema de pagamentos instantâneo e gratuito vai completar 2 anos e muitas de suas características são desconhecidas de grande parte dos usuários. O sistema de pagamento instantâneo e gratuito movimentou R$ 933 bilhões em mais de 2 trilhões de transações somente em julho. No entanto, ele possui funções desconhecidas da maioria dos usuários brasileiros.

Duas funcionalidades que poderão entrar em vigor no futuro  e está no radar do Banco Central (BC) é o chamado Pix Garantido — em que será possível realizar o agendamento de uma transação, como se houvesse um pagamento parcelado.

Conexão

A possibilidade de transações offline e sem a necessidade de conexão do usuário com o aplicativo do banco e a internet também é bastante aguardada, será uma forma de aumentar a penetração do Pix no comércio. 

Outras duas funções que foram lançadas são os chamados Pix Saque e Pix Troco. No Pix Saque o comerciante deve gerar um QR Code para o cliente efetuar o pagamento. Depois, ele recebe em espécie o valor transferido. Já no Pix Troco, o cliente, depois de efetuar uma compra, pode pedir para ter o excedente em dinheiro.

Veja os benefícios do Pix no infográfico

 

Restringir chave a CPF e CNPJ

Assim como ocorreu na implementação do limite de transferências noturnas via Pix para tentar reduzir o número de golpes, fraudes e até sequestro-relâmpago, o projeto de lei (PL 1989/22) em tramitação no Congresso que quer restringir o cadastro de chave Pix a CPF ou CNPJ. Hoje é possível registrar uma chave Pix, com número do telefone, e-mail, ou uma chave aleatória. De acordo com as dados de julho do Banco Central, 75% das chaves cadastradas não utilizam CPF ou CNPJ, uma forma d evitar ainda mais fraudes.

Veja as curiosidades do Pix

1) Se quiser fazer por Pix, a pessoa ou empresa para qual você deseja transferir não precisa ter chave Pix cadastrada.

2) Cada chave só pode ser registrada em um banco. Você não poderá registrar sua chave Pix de telefone celular em dois bancos.

3) É possível estabelecer limites para operações financeiras noturnas entre 20h e 6h, e também no período diurno

4) É possível também bloqueio de transações por 30 minutos durante o dia ou 60 minutos durante à noite.

5) O Pix não necessariamente pode ser feito apenas pelo celular, mas agências, caixas eletrônicos e em correspondentes bancários, como lotéricas.

]6) Para pagar com QR é preciso escanear o código fornecido pela loja e confirmar o pagamento.

7) Serviços públicos também aceitam Pix, com a plataforma PagTesouro.

8) Pix parcelado: modalidade que ainda será regulamentada pelo Banco Central, mas dará opção por fazer o Pix com pagamento em uma única parcela ou em até 12 vezes.

9) O Brasil lidera transações em tempo real da América Latina e é o 4º no ranking global, segundo o relatório Prime Time for Real Time.

10) O presidente do Banco Central declarou, recentemente, que em um futuro próximo será possível integrar o Pix a outras iniciativas do BCB.